Saúde estadual orienta municípios a avaliar estoques da vacina contra a gripe |
Seminário Catarinense de Turismo começa hoje

O Seminário Catarinense de Desenvolvimento Turístico Municipal inicia nesta terça-feira, dia 18, e segue até a quarta-feira, dia 19, no Plaza Caldas da Imperatriz, em Santo Amaro da Imperatriz. O evento é promovido pela Fecam (Federação Catarinense de Municípios) e pelos Colegiados Regionais de Turismo das Associações de Municípios.
Participarão do evento os gestores da área de turismo, cultura e lazer dos municípios catarinenses, dentre eles prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, diretores e técnicos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até esta segunda-feira, dia 17, pelo site da Egem (www.egem.org.br) ou no link https://bit.ly/2wNUU0a. O Seminário é voltado também para profissionais ndo trade turístico, universidades, além de estudantes e especialistas.
Quatro temas vão nortear as palestras, sendo eles "Regionalização e Gestão do Turismo", "Turismo e a comunidade", "Meio ambiente e o turismo" e "Inovação, Pesquisa e financiamento do turismo".
O Seminário oferecido aos 295 municípios catarinenses tem o desafio de agregar ações coordenadas pelo turismo no Estado. O diretor executivo da Fecam, Rui Braun, destaca que SC apresenta expressivo movimento econômico que se baseia no turismo, mas acredita que exista potencial de crescimento ainda maior a partir das riquezas regionais, das belezas dos municípios, da gastronomia e do fator étnico. "São muitos elementos que podem ser utilizados para desenvolver a economia através do turismo", diz.
ATENDIMENTO INDIVIDUAL DO MTUR
Durante o Seminário, técnicos do Ministério do Turismo (MTur) prestarão atendimento individualizado aos municípios sobre a categoria em que cada um está inserido no Mapa do Turismo Brasileiro. A coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do MTur, Ana Carla Moura, iniciará os atendimentos abordando o passo a passo dos processos, mostrando na prática como os municípios podem consultar o mapa interativo (mapa.turismo.gov.br) com as informações necessárias sobre o assunto. O Mapa é a ferramenta que orienta o MTur no desenvolvimento das políticas públicas e a categorização é um instrumento elaborado para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa.
Em janeiro de 2019, haverá atualização da ferramenta baseada em uma nova Portaria, ainda em construção pelo Ministério. Os gestores catarinenses vão conhecer em primeira mão algumas das alterações já previstas na nova legislação.
TURISMO EM SC
Os Colegiados Regionais de Turismo das 21 Associações de Municípios que integram a FECAM, consideram que o turismo vem se consolidando como uma das mais importantes atividades econômicas do mundo. Isso se deve a importância na geração de empregos e renda através da prestação de serviços, melhoria dos equipamentos de infraestrutura e alavancando o surgimento de novas oportunidades de mercado e empreendedorismo.
Santa Catarina possui doze regiões turísticas conforme o Mapa do Turismo Brasileiro (2017). São elas: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos das Fronteiras, Caminhos do Alto Vale, Costa Verde & Mar, Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale do Contestado e Vale Europeu.
Cada região apresenta oferta turística diversificada, desenvolvida na área de lazer e serviços. No Seminário de Turismo, destaca o presidente da FECAM, prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, pretende-se ampliar a visão dos potenciais do turismo em todos os pontos catarinenses, considerando ações coletivas e estratégicas para desenvolver o interesse pela cultura local, os costumes e a valorização da história. "É preciso planejar com atenção à realidade e cultura local. Assim se promove o aquecimento da economia municipal e regional, permitindo a elevação do nível e da qualidade de vida das comunidades envolvidas", acrescenta Morastoni.
PROGRAMAÇÃO
Acesse o link https://bit.ly/2NFVE29 e confira a programação na íntegra.
PARTICIPAÇÃO DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DE SC
Um café-conversa com os candidatos ao governo de SC integra a programação do Seminário Estadual de Turismo para o Desenvolvimento Municipal na terça-feira, dia 18, das 8 às 9h30, em Santa Amaro da Imperatriz, na grande Florianópolis, evento promovido pela Fecam (Federação Catarinense de Municípios). Os Colegiados Regionais de Turismo das Associações de Municípios querem ouvir dos candidatos resposta a um único questionamento: "Quais as ações prioritárias de incentivo ao turismo para o desenvolvimento do Estado?".
Individualmente, as coligações apresentarão suas respostas sobre o tema e, ao final, receberão também as "10 Pautas por SC" (https://bit.ly/2xd81ZQ). O documento elaborado pela Fecam junto com as 21 Associações de Municípios aponta reivindicações em diversas áreas, que serão cobradas pela Federação de quem comandar o governo estadual nos próximos quatro anos.
Todos os candidatos ao governo de SC foram convidados pela Fecam sendo possível também a participação dos seus vices e candidatos ao Senado. O café-conversa iniciará a programação de dois dias do Seminário de Turismo no Plaza Caldas da Imperatriz.
COLEGIADO DE TURISMO
O Colegiado de Turismo da Fecam é formado por secretários municipais de turismo, diretores e técnicos das associações de municípios, indicados como representantes das associações microrregionais. Atua no planejamento de políticas públicas ao fomento do turismo e defesa dos interesses dos 295 municípios catarinenses juntos aos governos estadual e federal. Os encontros e reuniões do Colegiado acontecem de forma itinerante nas sedes das associações de municípios.
FECAM PELO TURISMO
A Fecam traz o tema turismo para a pauta em conexão com os eixos de Gestão Eficiente e Desenvolvimento Sustentável. Esses eixos orientam todas as ações e projetos apresentados pela Federação no atendimento estratégico aos municípios catarinenses, valorizando a atuação de cada um no desenvolvimento local e regional.


Deixe seu comentário