Saúde estadual orienta municípios a avaliar estoques da vacina contra a gripe |
Semana será de combate à dengue em Paraíso

Com um índice de infestação de 14,8%, o maior do Estado de Santa Catarina, o município de Paraíso ficou em estado emergência no LIRAa/LIA (Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti) - Municípios Infestados, realizado no mês de março. Frente a esta situação preocupante, o município se organiza para realizar a Semana de Combate à Dengue, de 15 a 19 de outubro.
De acordo com a enfermeira coordenadora do Programa de Combate à Dengue de Paraíso, Karina Schopf, o objetivo da ação é a conscientização da população, principalmente no que se refere ao destino adequado do lixo. Neste sentido, a equipe pede que a população observe os horários de coleta e só coloque lixo na rua bem acondicionado, longe do alcance de animais e algumas horas antes da coleta acontecer, considerando que o maior número de focos do vetor Aedes Aegypti ocorreu em lixos a céu aberto.
"Não queremos que a doença ocorra em nosso município, o Extremo Oeste Catarinense está todo em situação de emergência e a população precisa colaborar. Precisamos pensar em nossas crianças, gestantes e idosos porque além da Dengue temos a Chikungunya e Zika que são doenças incapacitantes. Com a entrada do verão as ações precisam ser intensificadas, Paraíso ficou cinco meses sem registrar focos, mas nesse mês já tivemos registro de um foco, totalizando até o momento 116 em 2018", explica a coordenadora.
Karina lembra ainda que através de Legislação Municipal e Estadual, as multas para casos de focos podem chegar próximas de R$ 1 mil, dobradas em caso de reincidências.
AÇÕES DA SEMANA
Conforme a equipe da Saúde, entre as ações que serão realizadas na próxima semana, destaca-se a reunião com comunidades populares da cidade, inspeções de difícil acesso, palestras de conscientização, e ações focadas nos terrenos baldios, piscinas e residências com criadouros naturais.
Já na sexta-feira, dia 19, será o Dia D de Combate à Dengue. A programação acontecerá das 13h às 17h, com a participação de todos os funcionários. Apenas a Secretaria de Educação estará com suas atividades normais e a Secretaria da Saúde estará em plantão emergencial, através de Decreto Municipal de Ações Paraíso Contra à Dengue. Nesta data, serão realizados trabalhos de limpeza das ruas e conscientização da população quanto ao destino correto de lixo e recolha de matérias inservíveis.


Deixe seu comentário