Neste ano, as atenções se voltam às pessoas com deficiência intelectual e múltipla
Nesta segunda-feira, dia 23, foi promovido, no município de Palma Sola, o Encontro Regional de Autodefensores. A atividade envolveu 11 Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) das Secretarias Regionais de Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste e Maravilha. O encontro foi comandado pela coordenadora regional dos Autodefensores, Marili Zabot, com apoio da direção da Escola Especial Pequeno Guinter, de Palma Sola, e fez parte das atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, aberta oficialmente no último sábado, dia 21. A Semana do Excepcional se estenderá até o próximo sábado, dia 28, enfatizando a pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Este ano, o lema da semana é ?Oportunidade: Um Sopro para ir além? e o tema é fixado em ?Autogestão e Autodefensores: Conquistando caminhos para ser e conviver?.
De acordo com a integradora de Educação Especial da SDR Dionísio Cerqueira, Joeldes Kuhn Taube, a autodefensoria é o processo desenvolvido pelas escolas especiais com a participação dos familiares e da comunidade escola, cujo objetivo é a ampliação da sua participação e representação da pessoa portadora de necessidades especiais na gestão institucional e formação de habilidades, autonomia e cidadania. O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira,Flávio Berté, que esteve no evento, ressaltou a importância da realização do ato, no sentido de valorizar o processo de educação especial realizado na região.
A partir de estudos e reflexões a respeito da Semana Nacional dos Excepcionais, a Federação Nacional, este ano, mudou a nomenclatura da semana, cujo nome agora é Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O objetivo é conquistar o reconhecimento e o pleno exercício dos direitos e da dignidade da pessoa com deficiência e participar plenamente da vida econômica, social, cultural, política e no desenvolvimento de uma sociedade sem discriminação e igualitária. A Escola Especial Caminho Alternativo - Apae de SMOeste trabalha sistematicamente com o Programa de Autodefensoria, priorizando as noções básicas de autogestão e autodefensoria, as quais remetem ao processo de autonomia, independência e participação dos portadores de necessidades especiais, que implicam na criação de oportunidades para o seu desenvolvimento e sua inclusão social plena.
Comprometidos com esse movimento, foi promovido, no último dia 13, eleição interna com a participação dos alunos desta instituição. Na oportunidade, os alunos da Escola Especial elegeram democraticamente os seus representantes em nível de escola, sendo eleitos como titulares os alunos Claudinor Lucote e Viliane Mess, e suplentes Claudir Coito e Aline Berte. O tema em questão norteará o trabalho em sala de aula durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e ao longo de todo o ano, com ênfase nesta semana. Neste ano, a programação iniciou na segunda-feira, dia 23, com Hino do Excepcional e em seguida apresentação do coral de alunos desta escola, além também da participação dos alunos autodefensores titulares e professores coordenadores no IV Encontro de Autodefensoria. Nesta quarta-feira, dia 25, acontecem as atividades recreativas com a participação especial do Grupo Demolay nas dependências da escola, onde, também, haverá almoço de confraternização. Nos dias 26 e 27 serão realizadas, nas dependências da escola, reflexões, filmes e atividades que abordem o tema. O encerramento da semana será realizado com jantar beneficente, que acontecerá no dia 28 de agosto, no ginásio do bairro São Gotardo.
SÃO JOSÉ DO CEDRO
A Escola Especial Viviane - Apae de São José do Cedro também está engajada nas atividades da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Conforme a diretora da Apae, Carmen Gisela Spézia, a programação se estenderá até o dia 28, ressaltando o tema da semana. ?As pessoas com deficiência intelectual estão trabalhando para conquistar a sua independência, e todos podem fazer a sua parte, dando oportunidade a elas?, destaca. A programação iniciou no sábado, dia 21, quando a escola de SJCedro participou de uma apresentação teatral no município de Princesa. Na segunda-feira, dia 23, houve uma corrente de reflexão com mensagens, oração em ação de graças, karaokê, e encontro regional de Autodefensores, em Palma Sola. Já nesta terça-feira, novas atividades culturais foram realizadas. Nesta quarta-feira, será realizada mateada na praça em frente à Apae e na quinta-feira, dia 24, acontecem os jogos de futebol entre professores e alunos. Na sexta-feira, dia 27, será realizado almoço comemorativo. No sábado, dia 4 de setembro, haverá celebração na comunidade.
GUARUJÁ DO SUL
A Semana do Excepcional também começou em Guarujá do Sul no último final de semana. De acordo com a diretora da Escola Especial Caminho Aberto, Dauticléia Machado Volfart, desde segunda-feira, dia 16, foi desenvolvido um pedágio envolvendo alunos, professores, direção, alunos e voluntários. Já na sexta-feira, dia 20, foi realizado um coquetel de confraternização entre apaeanos de Guarujá, Palma Sola e Anchieta. Nesta semana, todos os dias serão contemplados com atividades. A diretora ressalta que, em função desta programação especial para comemorar a semana, as atividades serão realizadas somente na parte da tarde, sem aulas pela manhã.
CAMPO ERÊ
A APAE em Campo Erê também comemorou a Semana do Excepcional. Na segunda-feira, dia 23, os integrantes da Escola Especial do município participaram de uma atividade conjunta com a APAE de Palma Sola. No encontro segundo a diretora Adriana Scalabrin, houve uma interação e um diálogo baseado no tema nacional da campanha. Ontem, dia 24, houve a distribuição de folders que divulgou a programação da Escola Especial para comemorar a Semana do Excepcional em Campo Erê. Hoje, as atividades na escola prosseguem normalmente. Amanhã, dia 26, a direção, professores e funcionários devem receber os pais dos alunos com deficiência. O intuito é aproximar a família do convívio escolar. Para encerrar as atividades será servido na sexta-feira, dia 27, um almoço e em seguida haverá uma gincana que simbolizará a confraternização de todos. ?Essa Semana do Excepcional que ocorre desde 1964, serve para mostrarmos o quanto os alunos da APAE são pessoas capazes de tomar decisões e expressar opiniões. Também é uma atividade que propicia aos alunos ainda mais independência na vida afetiva, saúde, relação familiar, inclusão escolar e no trabalho?, enfatizou Adriana.
Deixe seu comentário