DESTAQUE

Sebrae/SC reativa Gerência Regional no Extremo Oeste

Sebrae/SC reativa Gerência Regional no Extremo Oeste
Fotos Folha do Oeste

Lideranças e autoridades de São Miguel do Oeste e região acompanharam um momento importante e histórico na manhã desta quinta-feira, dia 14, a reativação da Gerência Regional do Sebrae/SC no Extremo Oeste. A programação ocorreu na sede do Sebrae/SC no centro de São Miguel do Oeste, e também contou com o anúncio oficial do novo gerente regional, Udo Martin Trennepohl.

A iniciativa integra o movimento estratégico do Sebrae/SC de expansão e qualificação de sua presença territorial em Santa Catarina, com o objetivo de oferecer atendimento mais próximo, ágil e personalizado aos empreendedores. A nova gerência passa a atender 34 municípios da região.

Udo Trennepohl recorda que o Extremo Oeste já tinha no passado uma agência regional, e desde 2020 os territórios de Chapecó e de São Miguel do Oeste eram atendidos por uma única agência regional, que estava localizada em Chapecó. Agora, com a retomada da Gerência Regional no Extremo Oeste, o objetivo é trabalhar projetos de desenvolvimento regional como territórios empreendedores na Amerios e na Ameosc, trazer de volta os projetos setoriais, e continuar com as ações que já haviam sido implementadas no turismo.

Segundo o gerente, nos próximos dias será assinado um grande contrato com a Ameosc para trabalhar o turismo em 19 municípios da região, o turismo integrado. Também será trabalhado especificamente com o projeto do agro, que historicamente é trabalhado de maneira forte na região.    

Udo iniciou sua trajetória no Sebrae em 1993, como analista. Em 1996, assumiu a Gerência Regional do Extremo Oeste, e desde 2020 estava à frente da Gerência Regional do Oeste, que abrangia os territórios de Chapecó e São Miguel do Oeste.



LIDERANÇAS ESTADUAIS PRESTIGIAM REATIVAÇÃO DA GERÊNCIA

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Zanuzzi, presente no evento, ao longo de 2024 foi feita uma reorganização principalmente na área técnica e no planejamento para 2025 se percebeu que precisava dividir os territórios. “A gente está retomando a antiga posição de São Miguel do Oeste, com o objetivo de dar mais atenção ao território. Teremos 34 municípios no território da regional Extremo Oeste, isso facilita as articulações, o envolvimento, estar mais perto dos empresários, mais perto do poder público e das instituições, para que a gente possa ter um planejamento mais assertivo para o desenvolvimento deste território do Extremo Oeste”, destacou. 

Zanuzzi ainda ressaltou que o Sebrae/SC conta com diversos programas, como o Cidade Empreendedora, projeto muito forte em parceria com o poder público. A entidade conta também com projeto em parceria com a Fiesc/Senai, para atender as pequenas indústrias, parceria com FCDL/Fecomércio, para atender as empresas do varejo, o projeto de ovinocultura/caprinocultura em parceria com a Federação da Agricultura, Epagri, Cidasc, Governo do Estado, Educação Empreendedora também é um projeto forte, além de projetos setoriais e projetos para o MEI. “É importante que a comunidade venha conhecer o Sebrae”, convida.

Durante o evento, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, lembrou que há pouco mais de 22 anos foi inaugurada a unidade do Sebrae em São Miguel do Oeste, e nesta semana se celebra um momento especial de uma retomada, de uma representação, de um recorte geográfico com a modelagem de atendimento por uma coordenadoria regional. Ortigara acrescenta ainda o momento importante de retomada também de uma relação com a prefeitura de São Miguel do Oeste e o desejo do Sebrae de contribuir. “Viemos retomar um movimento de desenvolvimento local e regional”, acrescentou o diretor, salientando que há muito por fazer e a equipe está disposta a fazer.

O diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, também prestigiou o evento desta semana e destacou que o objetivo de criar mais duas regionais, do Centro Norte em Caçador e uma no Extremo Oeste, é estar mais próximo da comunidade. “Cada vez mais é preciso estar mais perto do cliente, atender as suas necessidades, suas dores, e a gente prover a solução necessária e adequada para cada região”, pontuou.

Conforme o diretor superintendente, o Sebrae conta com mais de 200 projetos e trabalha em diversos setores. “Temos dois pilares que é a melhoria do ambiente de negócios, desenvolvimento econômico e território, através do Cidade Empreendedora, e a outra vertente é a melhoria da produtividade. Cada vez mais investir em novos empreendedores, ajuda-los abrir empresas e alavancar aqueles que já tem empresa, para crescerem e alcançarem o sucesso”, afirmou, orientando a comunidade a procurar o Sebrae e conhecer todo o suporte ofertado ao empreendedor e a quem deseja empreender.  



INVESTIMENTOS E INICIATIVAS NA REGIÃO

Investimentos do Sebrae/SC na Regional Extremo Oeste em 2025 somam mais de R$ 13,5 milhões. Entre as iniciativas desenvolvidas pelo Sebrae neste momento destacam-se: Destinos Turísticos Inteligentes, Cadeia do leite, Atendimento Territorial, Empreender, Agente de Orientações Empresarial, Inovação Territorial e Empreendedorismo Inovador, Desenvovlimento e Vitinocultura, ATEG Rural, Educação Empreendedora, Agiliza/Ali – Produtividade, Bovinocultura de Corte, Desenvolvimento da Apicultura, Cidade Empreendedora, Startup SC, e Fampe Pós-crédito. 



CIDADE EMPREENDEDORA EM SÃO MIGUEL DO OESTE

Durante a programação desta semana, também foi oficializada a parceria entre a Administração Municipal de São Miguel do Oeste e o Sebrae. No evento, o prefeito Edenilson Zanardi assinou o contrato de adesão ao Programa Cidade Empreendedora. Das 34 cidades do Extremo Oeste, 22 já fazem parte do programa.

De acordo com o gerente regional, Udo Trennepohl, o objetivo do programa é implantar uma política pública de apoio às micro e pequenas empresas. O Cidade Empreendedora visa ter um apoio, por parte da Administração Municipal, aos pequenos negócios. Haverá a instalação da Sala do Empreendedor, onde o MEI vai fazer o registro do seu microempreendedor individual, vai fazer alteração, a declaração e também a baixa do seu MEI, além disso, a Sala do Empreendedor oferece atendimento para aquelas pessoas que pensam em abrir um negócio.

O gerente acrescenta que no Município também será trabalhado com contas públicas, onde o objetivo da consultoria é fazer com que a prefeitura compre cada vez mais da micro e pequena empresa. Haverá também uma atuação nos processos de desburocratização e a implantação do Educação Empreendedora, que objetiva levar o empreendedorismo para as escolas. Além disso, haverá atendimento aos empresários que tenham interesse de melhorar e desenvolver o seu negócio, tudo dentro da Sala do Empreendedor que será implantada na prefeitura. Udo ressalta ainda que haverá também um trabalho com o agronegócio no município, principalmente com a bovinocultura de leite, ovinocultura e caprinocultura. 

Zanardi adianta que será disponibilizado um servidor para atuar na Sala do Empreendedor e prospectar negócios para aqueles que se desafiam, MEI e ME. O objetivo é potencializar todos os setores, com foco para o agronegócio e pequenos negócios. “Nossa cidade já é empreendedora por natureza e essa parceria vai resultar no movimento econômico. A gente espera um bom crescimento e poder ajudar mais pessoas a empreender aqui”, citou.

Conforme o prefeito, a quinta-feira foi um dia histórico porque além da assinatura de adesão do programa Cidade Empreendedora, São Miguel do Oeste volta a ter uma Gerência Regional do Sebrae/SC para atender o município e a região.



PARCERIA COM A COOPEROESTE


Durante o evento, ainda foi assinada a parceria entre o Sebrae/SC e a Cooperoeste. De acordo com o gerente regional, em um primeiro momento serão implantados dois programas do ‘De Olho na Qualidade’. E em um segundo momento, serão implantados dois programas de QT (Qualidade Total) Rural.

Conforme o gerente de captação da Cooperoeste, Pedro Heck, o objetivo com essa parceria é entregar ao produtor mais qualidade e poder devolver ao município mais recursos.

Entidades são beneficiadas com recursos do Fundo da Infância e Adolescência Anterior

Entidades são beneficiadas com recursos do Fundo da Infância e Adolescência

Polícia Militar atende ocorrência de ameaça no âmbito familiar Próximo

Polícia Militar atende ocorrência de ameaça no âmbito familiar

Deixe seu comentário