PRODUÇÃO

SC inicia exportação de arroz em casca

SC inicia exportação de arroz em casca
Divulgação

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina quer ampliar sua presença no mercado internacional. O Estado deu início à primeira exportação de arroz em casca - serão 30 mil toneladas enviadas à Venezuela, quase 3% da produção catarinense. O embarque da carga é feito a partir do Porto de Imbituba. A operação de longo curso, e que começou na segunda-feira, dia 14, está prevista para ser concluída na sexta-feira, dia 18, quando a embarcação partirá em direção ao Puerto Cabello, na Venezuela. Esta é a primeira vez que a agroindústria de Santa Catarina exporta o cereal a granel a partir dos portos do Estado.

"Santa Catarina amplia mais uma vez sua participação no mercado internacional, dando provas de que tem todas as condições de logística necessárias para fazer uma operação desse porte pelo Porto de Imbituba. Uma grande conquista para o Estado, para nosso produtores e para o nosso setor portuário", ressaltou o governador Eduardo Pinho Moreira. 

PRODUÇÃO CATARINENSE

Este ano, a produção catarinense de arroz deve chegar a 1,16 milhão de toneladas, concentrada principalmente na região de Araranguá. A grande oferta do cereal combinada à estagnação no consumo interno, fez com que os produtores amargassem preços baixos nesta safra. E nesse cenário, a exportação é uma notícia muito positiva para o setor. 

"Para sustentar os preços e manter a produção, a exportação é fundamental. É importante que o Brasil conquiste mercados internacionais para o arroz, pois o nosso potencial de produção é bem superior ao consumo interno. Com as exportações de arroz em casca ou até mesmo beneficiado ampliam-se as possibilidades de produção e renda para o agricultor catarinense", ressalta o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.


ADR promove Seminário Regional de Alfabetização Anterior

ADR promove Seminário Regional de Alfabetização

CDL realiza mais um Encontro de Damas Próximo

CDL realiza mais um Encontro de Damas

Deixe seu comentário