DENGUE

Saúde e Meio Ambiente lançam nova campanha de recolhimento de pneus

Saúde e Meio Ambiente lançam nova campanha de recolhimento de pneus
Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo Secom GOVSC

A Secretaria de Estado da Saúde e o IMA (Instituto do Meio Ambiente), em parceria com a entidade gestora do sistema de Logística Reversa de pneus inservíveis Reciclanip, promovem mais uma Campanha de Recolhimento de Pneus Inservíveis neste segundo semestre de 2025. A iniciativa tem como objetivo dar a destinação ambientalmente correta a pneus sem uso, colaborando com o meio ambiente e com a saúde pública, especialmente no combate à dengue.

As inscrições dos municípios interessados em aderir à campanha começam no dia 4 de agosto e seguem até o dia 5 de setembro. Neste ano, para participar o município precisará realizar um cadastro no Sinir (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos) e na Reciclanip.

A Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) lembra que o cadastro precisa ser realizado apenas no primeiro acesso. Nas próximas campanhas o município não precisará fazer novo credenciamento no sistema.

“Cada pneu descartado corretamente representa menos um foco potencial da dengue. Essa é uma campanha que une saúde e meio ambiente”, afirmou Maico Luckmann, biólogo da Dive/SC.

Além do impacto ambiental, o programa atua diretamente na prevenção de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, como dengue, Zika e chikungunya. Pneus descartados de forma inadequada acumulam água parada, tornando-se criadouros ideais para o mosquito.



Penso, logo destino

Na última edição realizada no primeiro semestre deste ano, 115 municípios catarinenses se inscreveram e foram coletados mais de 86 mil pneus inservíveis, marcando o maior volume já registrado. Para esta nova campanha, a meta é ampliar a adesão dos municípios e superar os números anteriores.

Conforme o coordenador estadual do PLD (Programa Penso, Logo Destino), Cícero Brasil, a iniciativa, pioneira no país, tem alcançado êxito por meio da colaboração entre diferentes áreas. “A articulação, encabeçada pelo IMA, dos municípios, da Secretaria Estadual da Saúde, das associações de municípios e do Ministério Público de Santa Catarina, além de diversos outros parceiros, têm garantido uma rede forte e informada de mobilização em torno da causa da destinação adequado dos resíduos sólidos em Santa Catarina, o que se reflete nos resultados que temos alcançado nas campanhas”, explica.



Como participar

Os municípios interessados devem realizar a inscrição e se organizar para mobilizar a população local. A coleta será gratuita, e o material recolhido terá destino ambientalmente correto.



Ascom  SES

CDL São Miguel do Oeste lança pela primeira vez a Escola de Vendas Anterior

CDL São Miguel do Oeste lança pela primeira vez a Escola de Vendas

O que é inteligência emocional e como desenvolver Próximo

O que é inteligência emocional e como desenvolver

Deixe seu comentário