Retorno das aulas presenciais será hoje
A equipe da Secretaria Municipal de Educação de Descanso informa que o retorno às aulas presenciais será nesta quarta-feira, dia 24 de março. De acordo com o secretário de Educação, Maicon Rosin, o município irá seguir o protocolo de segurança Plancon Edu Municipal de segurança e atenderá de forma híbrida. "Cada sala atenderá até 50% de sua capacidade no sistema de ensino "híbrido", ou seja, cada turma será dividida e terá aulas presenciais de forma alternada, dessa forma, metade dos alunos terá aulas presenciais por uma semana e na semana seguinte estudará em casa", informa.
Rosin explica que o objetivo é diminuir o número de alunos nas salas. "Dessa forma, conseguimos realocar as mesas para manter um distanciamento de 1,5 metros entre as crianças. Além disso, todos os demais cuidados como a higienização frequente das mãos, uso de máscara, disponibilização de totens de álcool 70% e aferição da temperatura serão realizados à risca", destaca.
O secretário também informa que todas as escolas estão adequadas para receber os alunos. "Ainda no início de fevereiro realizamos todas as adequações necessário para que pudéssemos continuar oferecendo um ensino de qualidade, mas principalmente com segurança", cita.
Transporte escolar
Segundo Rosin, o transporte escolar funcionará com até 70% de sua capacidade e contará com um monitor em cada ônibus para auxiliar os alunos, disponibilizar álcool em gel e realizar a aferição de temperatura de cada aluno ao entrar no transporte. Além disso, a empresa de transporte fará a marcação dos bancos para que cada educando sente no mesmo banco e fará a higienização completa dos ônibus todos os dias, após o transporte.
Pesquisa com os pais
A Secretaria realizou, de forma virtual, uma nova pesquisa com os pais no início de março a fim de ouvir a opinião das famílias sobre o retorno das aulas presenciais. "De 474 respostas, 53,5% dos pais autorizam seu filho a participar das aulas presenciais, ou seja, 28,6% a menos em relação a pesquisa feita em janeiro", comenta.
Aos pais que assinaram o termo de responsabilidade optando por autorizarem ou não seus filhos a frequentar as aulas presenciais e que mudaram de ideia, devem ir até a escola em que seu filho estuda para assinar um novo termo.
Rosin explica que não haverá prejuízo aos alunos que optarem em continuar com o ensino de forma remota. "Aos pais que optarem em não levar seus filhos nas escolas, será dado continuação ao cronograma de ensino criado no ano passado e o material deverá continuar sendo retirado a cada 15 dias, sem prejuízo aos alunos", explica Rosin.
Sistema FTD de educação
O FTD Sistema de Ensino adotado pelo Governo Municipal neste mês é um sistema educacional de apostilas que oferece um conjunto específico de soluções e irá auxiliar o ensino-aprendizagem nesse momento de pandemia. "O FTD Sistema de Ensino apresenta conteúdos que são adequados à realidade e às necessidades dos alunos, com diversas atividades e recursos digitais complementares", explica Rosin.
O novo sistema, que irá atender os alunos do 4º ao 9º anos, irá agregar valor extra à aprendizagem dos alunos, seja para aqueles que optarem pelo ensino "híbrido" ou remoto. "O sistema irá melhorar o desempenho dos alunos, já que cada educando terá o seu material didático em casa, podendo acompanhar, estudar, realizar as atividades e rever o conteúdo quando precisar ou achar necessário", ressalta.
Mais sobre:









Deixe seu comentário