Secretário atualiza obras do Programa Estrada Boa em reunião na Fiesc |
Reforçadas ações contra a dengue após aumento de casos em São Miguel do Oeste

No início da tarde desta segunda-feira, dia 24, a Administração Municipal de São Miguel do Oeste reuniu o Comitê Intersetorial da Dengue no Salão Nobre, com o objetivo de intensificar as ações de enfrentamento à epidemia de dengue no município. O encontro faz parte da execução do Plano de Contingência para o Enfrentamento da Dengue, que atualmente está no nível 3, exigindo medidas mais rigorosas para conter a proliferação do Aedes Aegypti.
Até o momento, o município já registrou 178 casos confirmados de dengue e realizou duas aplicações de fumacê (UBV Popular) para tentar reduzir a população do mosquito transmissor.
A reunião contou com a presença de membros do Conselho Municipal da Saúde, representantes da Gersa, vigilâncias sanitária e epidemiológica, coordenadores de combate às endemias, grupos de pastores, associação de moradores, além da secretária de Saúde, Camila Bernardi Lorencett, e demais membros da diretoria da Saúde.
O Comitê Intersetorial da Dengue se reúne regularmente nas chamadas “Salas de Situação”, onde são debatidas estratégias para conter o avanço da doença e definir novas ações preventivas. Entre as medidas discutidas na reunião, destacam-se:
- Intensificação das ações de saúde – Ampliação das buscas ativas de focos do mosquito, continuidade das aplicações de UBV Popular (fumacê) e campanhas de conscientização por meio de grupos comunitários e redes sociais.
- Mutirão intersetorial – Estudo de viabilidade para um mutirão envolvendo as secretarias de Urbanismo e Obras, com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito em diferentes pontos da cidade.
- Educação nas escolas – Pedido de apoio à Secretaria da Educação para que a prevenção à dengue seja trabalhada com as crianças nas escolas, estimulando a conscientização desde cedo.
- Informação para famílias carentes – Parceria com a Secretaria de Assistência Social para ampliar a divulgação de informações e boas práticas de combate à dengue para as famílias em situação de vulnerabilidade.
A secretária de Saúde, Camila Bernardi Lorencett, ressaltou a gravidade da situação e reforçou a necessidade de um trabalho conjunto. “O enfrentamento da dengue não depende apenas do poder público. Precisamos da colaboração de toda a população, eliminando possíveis criadouros do mosquito e aderindo às medidas preventivas”, afirmou.
A administração segue monitorando a situação e reforça o pedido para que os moradores façam sua parte, evitando água parada e denunciando possíveis focos do mosquito.
Ascom


Mais sobre:
Deixe seu comentário