Realizada formação sobre Inteligência Artificial e Metodologia Maker |
Realizada formação sobre Inteligência Artificial e Metodologia Maker

Com o objetivo de promover práticas pedagógicas mais inovadoras, 30 professores da Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Oeste participaram de uma formação sobre Inteligência Artificial e uso do Kit Atto. A ação foi conduzida por professores da Educação Continuada do Sesi Senai, com foco na integração de novas tecnologias ao planejamento docente.
Dividida em dois momentos, a formação contou com oito horas de atividades práticas e reflexivas. Primeiro os participantes exploraram diferentes possibilidades de uso da Inteligência Artificial no planejamento das aulas, com foco no alinhamento à BNCC, à organização de conteúdos e à otimização de tempo. Ferramentas como geradores de atividades, assistentes de escrita e planejadores automáticos fizeram parte da imersão. “Foi um momento riquíssimo de troca, que proporcionou aos professores vivenciar, na prática, como essas tecnologias podem ser aliadas no processo educacional, não só para inovar, mas para trazer mais fluidez ao trabalho docente”, destacou Cíntia Vier, supervisora de Educação Continuada.
Posteriormente, os professores colocaram a mão na massa com os Kits Atto, que se assemelham ao universo LEGO®. A proposta surgiu de um pedido da Secretaria Municipal de Educação, visando aproximar os docentes das práticas maker, especialmente nas escolas que oferecem contraturno em parceria com o Sesi. “Eles participaram de desafios em grupo, construindo um bondinho a partir de instruções básicas, além de atividades de criação livre. A ideia foi vivenciar a lógica da metodologia maker, em que o aluno é o protagonista da construção do conhecimento”, explicou Cíntia.
A formação foi aberta a todos os professores da rede e deve ter continuidade em setembro.
Ascom





Mais sobre:
Deixe seu comentário