Projeto estimula preservação do Rio das Flores

Projeto estimula preservação do Rio das Flores
divulgação

?Mais vida ao Rio das Flores? prevê processo de conscientização da população, especialmente das 63 famílias ribeirinhas sobre importância da preservação

Um projeto idealizado pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de São José do Cedro pretende mudar o cenário do Rio das Flores, que abastece a cidade e também a vizinha Guarujá do Sul.

De acordo com o presidente Rui Niedermaier, além dos lojistas, vereadores, da Epagri, Polícia Militar, do poder público, Corpo de Bombeiros, das escolas, o  Lions e o Leo Clube,  integram a iniciativa intitulada ‘Mais Vida ao Rio das Flores’. “O objetivo é reconstituir e preservar a mata ciliar e repovoar o rio de peixes”, explica, acrescentando que o projeto teve início no começo de setembro.

De lá para cá já foram realizadas três reuniões para discussão das estratégias. Ficou definido que a comissão formada em São José do Cedro fará uma visita às 63 famílias proprietárias de áreas banhadas pelo Rio das Flores no município. “Explicaremos sobre o projeto e pediremos o envolvimento dos moradores para o auxílio na conscientização e na fiscalização de crimes ambientais, como a pesca predatória”, detalha Niedermaier. “A gente não quer força, mas jeito para convencer as pessoas de que o melhor caminho é a preservação”, observa.

Em São José do Cedro, o Rio das Flores tem uma extensão de 21 quilômetros. O rio nasce em Dionísio Cerqueira, passa por Guarujá do Sul, onde o trabalho de preservação já é desenvolvido há mais tempo, depois passa por Guaraciaba, Paraíso, Bandeirante, e em Belmonte deságua no Rio Peperi.

 

Em Guarujá do Sul, as ações para a reconstituição da mata ciliar, a melhoria da qualidade da água, para evitar o assoreamento e replanejar a organização das propriedades de acordo com os conceitos sustentáveis, já vem sendo desenvolvidas desde setembro de 2011. “Há um projeto de lei que viabiliza a aplicação de recursos municipais na proteção das águas e viabiliza, junto com outras parcerias, como a da Epagri e do Sicoob São Miguel, o isolamento da margem dos rios. Essa é uma injeção de ânimo nos proprietários para que façam sua parte”, explica a extensionista da Epagri, Eliane Fanton, ao frisar a importância da ampliação do projeto. “Só o trabalho conjunto garantirá bons resultados”.

 

 

Horário de Verão começa neste domingo, dia 19 Anterior

Horário de Verão começa neste domingo, dia 19

Próximo

Mobilização nacional por mais autonomia da Polícia Federal

Deixe seu comentário