Polícia Militar aborda condutores com habilitações vencidas |
Programa de Melhoramento Genético

Principal atividade de movimentação econômica em Descanso, a bovinocultura de leite tem fundamental importância na geração de trabalho e renda. A partir disso, o Governo Municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, implantará oficialmente o programa de melhoramento genético. O lançamento será a partir das 9h de sexta-feira, dia 14, no Centro de Multiuso, na cidade.
Através do programa, o município já realiza diversas atividades. Para torná-lo participativo e abrangente, a parceria com a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) oportunizará uma série de palestras e atividades de capacitação aos agricultores e inseminadores, sobre o melhoramento genético e o sistema reprodutivo dos bovinos leiteiros. Três professores, com formação em Doutorado, vão destacar assuntos como: identificação do cio, manejo da inseminação artificial, vantagens e desvantagens; como selecionar touros leiteiros a partir de sua avaliação genética; avaliação morfológica e funcional de vacas leiteiras de forma prática em uma propriedade rural.
No primeiro trimestre deste ano, a médica-veterinária da prefeitura, Beatriz Holdefer, iniciou o acompanhamento do programa de melhoramento genético do município. Com aporte da Udesc, através de um termo de cooperação firmado com o Município, fez um levantamento e estudo dos touros utilizados nos últimos oito anos. Das avaliações, surgiram as características que devem ser aperfeiçoadas nos próximos descritivos para a compra de sêmen.
Interessados em participar gratuitamente do evento devem confirmar a inscrição até 12 de setembro na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ou pelo site www.conectazoo.udesc.br. Haverá a necessidade de informar número do RG para geração de certificados. O almoço será gratuito aos participantes, apenas devem trazer pratos e talheres.

Mais sobre:
Deixe seu comentário