ROTEIRO

Presidente da Atesc revela defesas da entidade

Presidente da Atesc revela defesas da entidade
Folha do Oeste

Nesta quinta-feira, dia 23, o presidente da Atesc (Associação dos Advogados Tributaristas do Estado de Santa Catarina), Diogo Pítsica, esteve em São Miguel do Oeste para conversar com colegas advogados, destacando as pautas da Associação e defendendo a aplicação de uma tabela progressiva de correção do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Segundo o presidente da Atesc, a Associação luta por uma correta tributação, ou seja, que tenha efetivamente a justiça fiscal, e a tabela do imposto de renda é uma tabela que está desatualizada. "Com a falta de atualização é natural que o contribuinte passe a congelar na mesma faixa, só que os seus bens vão aumentando de acordo com a inflação, ou seja, passa a pagar mais, passa a ter um imposto tributário maior. O que pretendemos que essas faixas também sejam atualizadas, hoje, representa 113% de defasagem, nunca o imposto de renda segue a mesma na inflação", destaca.

O presidente reforça que a luta da Associação é que todas as faixas sejam adequadas, atualizadas e compensadas. "Hoje, 10,5 milhões de pessoas não deveriam estar pagando o imposto de renda e estão pagando por falta de atualização", aponta. A Associação dos Advogados Tributaristas do Estado de Santa Catarina decidiu mobilizar seus associados para defender a aplicação de uma tabela progressiva de correção do Imposto de Renda Pessoa Física, aproveitando este período que antecede o prazo final de entrega de declarações.

Outra pauta que é prioritária para a mobilização da Atesc é a continuidade da Reforma Tributária. Pítsica afirma que se trata de prioridade como forma de garantir a segurança jurídica para futuros investimentos. O atual modelo tributário é confuso, burocrático e passível de muitos contenciosos judiciais, além de comprometer um valor muito alto do que se produz em detrimento do que as pessoas físicas e jurídicas recebem em troca do poder público. A carga tributária precisa diminuir e a sistemática de arrecadação precisa ser simplificada.

Além de SMOeste, nesta semana o presidente visitou mais municípios da região.



Confira em breve o vídeo com o presidente da Atesc, e mais informações na edição impressa!

Anterior

CVE e Senai firmam parcerias para cursos

Vacinação de pessoas com comorbidades será em maio Próximo

Vacinação de pessoas com comorbidades será em maio

Deixe seu comentário