Presidente da Alesc recepciona integrantes do Parlamento Jovem

Presidente da Alesc recepciona integrantes do Parlamento Jovem
Daniel Conzi/Agência AL

A visita dos 40 integrantes do Parlamento Jovem ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD), marcou o encerramento das atividades do segundo dia do programa em sua 34ª edição. Deputadas e deputados jovens que representam oito escolas, de diferentes regiões do Estado, foram recepcionados na Presidência da Casa, que é polo de deliberações administrativas e políticas do Poder.

Os jovens parlamentares também assistiram debates no outro centro de deliberações políticas, o Plenário Osni Régis, durante a sessão da tarde. O deputado Julio Garcia deu as boas vindas aos estudantes do Ensino Médio participantes do principal projeto de formação política da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. “Aproveitem a estada em nosso parlamento. Sejam todos muito bem-vindos”, destacou.



Imersão no mundo jurídico

No segundo dia do programa, todos experimentaram uma imersão no mundo jurídico, em preparação para o funcionamento, na manhã desta quarta-feira, dia 26, da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Parlamento Jovem. Nesta etapa, os projetos apresentados pelas oito bancadas escolares estarão em análise, no que diz respeito à legalidade das propostas e em relação às competências de autoria.

A professora Ilda Maria Gomes dos Santos trabalhou em reuniões por videoconferência com os representantes de cada escola participante desde a fase de estruturação dos projetos que cada bancada trouxe à etapa final do Parlamento Jovem. Ela atua na Consultoria Parlamentar da Alesc, que dá suporte aos gabinetes em pesquisas sobre legislações, técnica legislativa e elaboração de projetos e pareceres.



Bancadas com dever de casa

Essa foi exatamente a temática que Ilda abordou com as deputadas e deputados jovens, pois cada bancada deve auxiliar seu representante na reunião da CCJ, na análise dos projetos de outras bancadas. A formatação de relatório e voto, a cargo dos relatores, foi a missão coletiva que tocou a cada grupo desenvolver de hoje para amanhã, com o apoio dos professores que acompanham os alunos de suas escolas. Exatamente como no parlamento real cabe às assessorias parlamentares, que são apoiadoras dos deputados na análise de matérias em reuniões das comissões técnicas da Alesc.

Os trabalhos da CCJ iniciam nesta quarta-feira, às 8h30, sob coordenação das deputadas jovens Sofia Scandolara da Rosa, da bancada Aliança Jovem, de Praia Grande, e Isabelle Eduarda Proença da Silva, da Frente Popular das Periferias, de Fraiburgo. Elas foram eleitas, respectivamente, presidente e vice da comissão.



Acompanhando deliberações em plenário

No período da tarde, os deputados ainda assistiram a palestra sobre “Os instrumentos da transparência na política”, com a servidora Adriana Koerich, da Diretoria Administrativa da Alesc.

Antes da visita ao gabinete da Presidência, todos acompanharam, em plenário, as deliberações de matérias, durante a ordem do dia da sessão ordinária da Alesc. Já para se ambientarem como eles mesmos deverão agir durante a sessão plenária do Parlamento Jovem, na tarde de quinta-feira, dia 27.

Eles também conversaram com o deputado Marquito (Psol). O parlamentar aproveitou para falar sobre assuntos ligados ao meio ambiente e sua recente participação na COP-30. Adiantou que a Comissão de Meio Ambiente projeta 13 seminários, em diferentes regiões, sobre a gestão de resíduos sólidos e reciclagem.



As representações de escolas catarinenses

- Parlamento Jovem do Planalto Serrano, do Colégio Motivação, de Correia Pinto

- União da Juventude Popular, da Escola de Educação Básica São Miguel, de São Miguel do Oeste

- Aliança Jovem, da EEB Bulcão Viana, de Praia Grande

- Partido Jovens em Ação, da EEB Aleixo Dellagiustina, de Ituporanga

- Partido Parlamentarista Mafrense, do Colégio Mafrense, de Mafra

- Partido Deveres e Conquistas, da EEB Presidente Médici, de Joinville

- Partido Estudantil João Silveira, da EEB João Silveira, de Palhoça

- Frente Popular das Periferias, da EEB São José, de Fraiburgo.




Agência AL

CRPM/Fron promove policiais militares à graduação de subtenente Anterior

CRPM/Fron promove policiais militares à graduação de subtenente

Prefeitura alerta para golpe que usa nome do GOV.BR Próximo

Prefeitura alerta para golpe que usa nome do GOV.BR

Deixe seu comentário