Mutirão de Saúde beneficia comunidade do Santa Rita
Mais de mil pessoas foram atendidas pelas equipes de Saúde
Eram apenas 8h de sábado, dia 11, e já era possível observar filas na entrada da E.E.B. Santa Rita, em São Miguel do Oeste. O motivo de tamanha movimentação foi o Mutirão da Saúde promovido na comunidade. Nesta data, as Secretarias de Saúde e de Cultura, Lazer e Turismo, de São Miguel do Oeste, em parceria com o Lions Clube Universidade, Leo Clube São Miguel e Bandeirante, e Unoesc, ofereceram vários serviços à população local. De acordo com a secretária de Saúde, Beatriz Soares, foram disponibilizados: preventivo do câncer, acuidade visual, pesagem, verificação da pressão arterial, vacinas, diabetes, escovação e orientações diversas para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Na oportunidade, também foram entregues as carteiras dos adolescentes, considerando que os idosos e crianças já possuem carteiras para controle de consultas e vacinas.
Na avaliação da secretária, o evento superou as expectativas. Segundo ela, somente a equipe da Saúde atendeu a mais de 700 pessoas, com destaque para a vacina e acuidade visual, os atendimentos mais procurados durante o dia. “O que me chamou atenção enquanto secretária de Saúde, enfermeira e mãe, é a qualidade dos dentinhos das nossas crianças. Muita criança com cáries nos dentes. Pedimos encarecidamente para que os pais cuidem da saúde bucal dos filhos. É questão de saúde e estética”, destaca. Beatriz revela que frente a esta problemática, a secretaria desenvolverá uma ação intensiva nas escolas. “Já reunimos os dentistas da secretaria e pedimos para que visitem semanalmente as escolas. Precisamos de maneira urgente trabalhar a saúde bucal mais de perto com as crianças”, declara.
A Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo participou do mutirão com a contação de histórias, realizada pela equipe da Biblioteca Pública Municipal José de Alencar, a fim de levar mais cultura às famílias do bairro. Conforme a secretária Maria Tereza Capra, as atividades da biblioteca oportunizaram momentos agradáveis de leitura e, juntamente com os demais serviços prestados pela saúde e Lions, integraram as famílias presentes. Além de tudo, foi mais um momento de comemoração pelos 58 anos de emancipação político-administrativa de São Miguel do Oeste.
Já a presidente do Lions Clube Universidade, Ileni Maria Royer, destacou a importância das ações em parceria com o Governo Municipal, objetivando o atendimento à população do município através dos clubes de serviço. “Projetamos quatro mutirões da saúde e da visão, trabalhamos na doação de óculos e consultas, com um trabalho direcionado às comunidades mais carentes. Sozinhos não poderíamos executar esse mutirão e escolhemos presentear a comunidade do Santa Rita. Prontamente fomos atendidos pelos parceiros do poder público e realizamos mais de mil atendimentos com a saúde e cultura”, afirmou Mutchy. Beatriz ressalta que a intenção do governo é firmar esta parceria para execução de ações e mutirões nos demais bairros do município.
Ação foi realizada na Escola Santa Rita durante todo o dia de sábado
Mais sobre:








Deixe seu comentário