ACISMO

Inscrições abertas para a capacitação do Programa Porta Aberta

Inscrições abertas para a capacitação do Programa Porta Aberta
Divulgação

A Acismo (Associação Empresarial de São Miguel do Oeste) está com as inscrições abertas para a capacitação do Programa Porta Aberta, iniciativa que prepara empresas para o recrutamento e a integração de profissionais migrantes, fortalecendo o ambiente empresarial e o desenvolvimento regional.

A Associação segue fortalecendo sua atuação em pautas estratégicas para o desenvolvimento regional e convida as empresas e lideranças empresariais para participarem da capacitação “Recrutamento Ético de Profissionais Migrantes”, que integra as ações do Programa Porta Aberta.

São Miguel do Oeste foi o primeiro município de Santa Catarina a receber o Programa Porta Aberta — iniciativa do Sesi em parceria com a OIM, a Agência da ONU para as Migrações, Prefeitura de São Miguel do Oeste e Acismo.

Lançado oficialmente no estado no dia 24 de outubro, na sede da Fiesc, em Florianópolis, o Programa Porta Aberta marcou o início de uma iniciativa inédita voltada ao acolhimento, qualificação e inserção de migrantes no mercado de trabalho catarinense.


 O Programa Porta Aberta foi estruturado em duas frentes principais:

- Pública, com foco no suporte social e institucional aos migrantes;

- Privada, voltada à preparação das empresas para receber e integrar trabalhadores estrangeiros.


O Sesi, braço social da Fiesc, apoia o poder público e o setor empresarial com ações em educação, saúde mental, telemedicina, formação de lideranças e orientação sobre relações de trabalho. O Senai também participa da iniciativa, oferecendo cursos de qualificação profissional alinhados às demandas da indústria local.

De acordo com dados do Observatório da Fiesc, cerca de 5,5% dos trabalhadores da indústria catarinense são migrantes, sendo os principais países de origem Venezuela, Haiti e Paraguai. Em São Miguel do Oeste, esse número é ainda mais expressivo: 19% dos trabalhadores da indústria local são estrangeiros, o que reforça a importância da iniciativa no município.

As discussões sobre migração e mercado de trabalho ganharam força a partir do Fórum de Liderança Industrial realizado em maio, pela Acismo em parceria com a Fiesc. Na ocasião, lideranças empresariais e institucionais identificaram desafios relacionados à migração e à inserção de trabalhadores no contexto local. A partir desse diálogo, o tema passou a ser tratado de forma estruturada, resultando na mobilização de diferentes instituições para a construção do Programa Porta Aberta.

Para a Acismo, o avanço das tratativas evidencia a importância do associativismo como agente de transformação. O que iniciou como um debate em um evento institucional consolidou-se como um projeto em andamento, demonstrando como a união entre entidades empresariais e poder público pode gerar caminhos concretos para o desenvolvimento regional.

A capacitação “Recrutamento Ético de Profissionais Migrantes”, voltada às empresas interessadas em aprimorar seus processos de integração e contratação, será realizada no próximo dia 25, das 8h às 12h, no Coworking Acismo. Público-alvo: Diretores, CEOs, gestores de RH, supervisores de equipe e colaboradores que atuam com processos de recrutamento. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas por este link.

Segundo o presidente da Acismo, Giovanni Guerra Gobbi, o Programa Porta Aberta reforça o papel do associativismo como agente de transformação, promovendo integração, oportunidades e crescimento coletivo. “A Acismo, como Casa do Empreendedor, segue atenta e atuante em pautas que impactam diretamente o ambiente empresarial, o mercado de trabalho e o desenvolvimento da nossa região”, destaca.




Ascom Acismo

Programa de Incentivo à Leitura é aprovado na Alesc Anterior

Programa de Incentivo à Leitura é aprovado na Alesc

Programa Pet Levado a Sério avança em Santa Catarina Próximo

Programa Pet Levado a Sério avança em Santa Catarina

Deixe seu comentário