Inicia operação para transferir pacientes do Oeste
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e do Batalhão de Operações Aéreas do CBM-SC (Corpo de Bombeiros Militar) e o Grupo de Resposta Aérea de Urgência do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), deu início neste domingo, dia 7, a uma operação especial para trabalhar na transferência de pacientes da região Oeste para unidades hospitalares de outras regiões catarinenses.
A operação segue nos próximos dias para atender com maior agilidade aos pacientes que necessitam de leitos hospitalares. Já na tarde deste domingo, um paciente foi transferido via aérea, pela aeronave Arcanjo 2, de Chapecó para o município de Itajaí. O paciente, que passou por complicações devido ao Coronavírus, necessitou de transferência hospitalar com acompanhamento médico. O Arcanjo 2, preparada para o transporte do paciente e com equipe devidamente equipada, realizou a transferência com sucesso do paciente até Navegantes, onde o translado foi realizado por meio terrestre até o Hospital Marieta Konder Bornhausen.
De acordo com o superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Ramon Tártari, existem vagas disponíveis em diversas regiões do Estado, mas Oeste e Meio Oeste estão enfrentando problemas com a falta de vagas para UTIs Covid Adulto. "O nosso cenário global aponta ocupação de 75% em Santa Catarina, mas essas localidades estão com taxas elevadas e em alguns casos, com ocupação máxima", disse. "Iniciamos essa operação que visa a busca de vagas em outras regiões e o uso do serviço aeromédico para maior agilidade nas transferências inter hospitalares", aponta,
A aeronave permanecerá à disposição nos próximos dias para atender o serviço de regulação e transferir os pacientes. "É uma forma de auxiliar a aliviar a demanda de hospitais da região e proporcionar a distribuição dos pacientes via transferência inter hospitalar imediata", destaca.
A região Oeste neste domingo apresentou taxa de ocupação de leitos de UTI em 95%. Na semana passada, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, realizou um encontro com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e representantes do Hospital Regional do Oeste. Na oportunidade, ele cobrou a reativação imediata de leitos de unidade de terapia intensiva que haviam sido desativados, mesmo com a pactuação com o Estado. Na quinta-feira, a mesma aeronave Arcanjo 2 levou dez respiradores WEG para a abertura imediata de novos leitos de UTI no HRO.
Desde o início da pandemia, o Governo do Estado ampliou 75 leitos de terapia intensiva para a região do Oeste catarinense. A SES vem cobrando a reativação de quase 100 leitos que foram desativados, alguns deles nos municípios mais afetados pela pandemia neste momento no Oeste.
Mais sobre:









Deixe seu comentário