PREVENÇÃO

Inicia mais um grupo com hipertensos e diabéticos

Inicia mais um grupo com hipertensos e diabéticos
Foto Divulgação

Iniciaram na última semana as atividades do grupo Hiperdia no ESF do bairro Jardim Peperi. De acordo com a nutricionista do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Sofie Bohrz, o projeto tem como objetivo o acompanhamento dos pacientes hipertensos e diabéticos do bairro, e terá reuniões mensais, sempre na última quinta-feira do mês, às 8h, possibilitando o acesso à informação e orientações sobre saúde, com acompanhamento dos níveis de pressão e glicemia. A enfermeira do ESF, Franciele Barros, convida os hipertensos e diabéticos do bairro para comparecerem aos encontros. Para o próximo mês, a Secretaria Municipal de Saúde está organizando uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial da Hipertensão, celebrado no dia 17 de maio.

O que é Hipertensão?

Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem.

O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe. 

Quais são as consequências da pressão alta?

A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina, que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao "derrame cerebral" ou AVC. Nos rins, podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos.

Quem pode ter pressão alta?

Atinge homens e mulheres, brancos e negros, ricos e pobres, idosos e crianças, gordos e magros, pessoas calmas e nervosas. A Hipertensão é muito comum, acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinja em torno de, no mínimo, 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento com adequado controle da pressão.


Acidente na 163 envolve duas motocicletas Anterior

Acidente na 163 envolve duas motocicletas

A reciclagem como missão de vida Próximo

A reciclagem como missão de vida

Deixe seu comentário