Estágio visita reserva semana de imersão no Parlamento para universitários

A 10ª edição do programa Estágio Visita, programado para esta semana, contará com 53 universitários de diferentes regiões, participando de uma imersão no cotidiano do Parlamento Catarinense.
O evento organizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira oferece quatro dias de atividades que incluem palestras sobre o processo legislativo, acompanhamento de reuniões das principais comissões permanentes da Alesc, sessão plenária e visita guiada aos principais espaços da casa, incluindo gabinetes parlamentares e o da Presidência.
O chamado letramento político ainda inclui um encontro com parlamentares e uma oficina em que os universitários formatam propostas de interesse de suas áreas de atuação, que podem se tornar projetos para tramitar na casa legislativa.
Participantes são indicados pelos gabinetes
As inscrições para o Estágio Visita são feitas a partir de indicações dos gabinetes parlamentares. A Alesc subsidia os custos dos universitários que vêm do interior durante a estada na Capital. Os inscritos são de diversas áreas do meio acadêmico, mas, como na maioria das edições, estudantes de Direito formam o principal grupo, interessados em conhecer detalhes do Direito Legislativo.
A abertura da programação do Estágio Visita está programada para esta segunda-feira, dia 8, às 18h, no Plenarinho Paulo Stuart Wrigth, com palestra do presidente da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo), Roberto Lamari, que vai falar sobre a importância da participação dos jovens na vida política.
Cultura em favor da cidadania
O presidente da Escola, deputado Mauro De Nadal (MDB) valoriza a prática: "Abrimos o Parlamento aos universitários que participam do estágio, com a proposta de incentivar a cultura cidadã, em favor da democracia".
Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Alexandre Lencina Fagundes, o Estágio Visita é considerado um dos principais projetos da instituição. “Consideramos a etapa final de um trabalho que direcionamos para os jovens, que se inicia com os programas de Vereador Mirim e do Parlamento Jovem".
Programação intensa
Na terça-feira, dia 9, a partir das 9h os estagiários participam de uma palestra sobre processo legislativo com a servidora Ilda Maria Gomes dos Santos, da Consultoria Parlamentar, e em seguida eles acompanham a reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).
No período da tarde, às 14h, o programa prevê esclarecimentos sobre o funcionamento das comissões técnicas, com as participações das servidoras Livia Vicentin Espindola e Luciana Garcia Wink. Depois o grupo assiste a sessão plenária e as votações em pauta na ordem do dia.
Recepção no gabinete da Presidência
Na quarta-feira, dia 10, as atividades iniciam com uma mesa-redonda em conversa com deputadas e deputados estaduais. Na sequência, assistem a reunião da Comissão de Finanças e Tributação. No período da tarde, o grupo fará uma visita guiada nas dependências da Alesc e visitas aos gabinetes, encerrando com uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia (PSD).
A quinta-feira, dia 11, reserva uma oficina sobre a elaboração de propostas legislativas e uma palestra sobre a estrutura da Alesc e uma oficina sobre a elaboração de propostas legislativas, com a consultora Ilda Maria Gomes dos Santos.
Essas atividades devem subsidiar a oficina do período vespertino, quando os universitários encerram o estágio com a elaboração de propostas que pretendem deixar como contribuição para o Parlamento Estadual.
Agência AL

Mais sobre:
Deixe seu comentário