MÍDIA CATARINENSE

Imprensa assume compromisso com a segurança no trânsito

Imprensa assume compromisso com a segurança no trânsito

O governador Eduardo Pinho Moreira reuniu empresários do setor de comunicação na segunda-feira, dia 27, para pedir apoio na divulgação de informações que auxiliem na redução do número de acidentes nas estradas. A ideia é contribuir com a melhoria dos índices conscientizando a população sobre o tamanho do problema: alta taxa de mortalidade no trânsito, custo elevado ao serviço público de saúde e falta de educação de motoristas e motociclistas. Em 2017, os cinco principais hospitais de Santa Catarina atenderam mais de 5,7 mil acidentes envolvendo motociclistas, média de 15,6 por dia.

Para Moreira, o número de acidentes "é algo que assusta e tem que ser combatido". Segundo ele, as consequências dos acidentes, como cirurgias e tratamento de feridos, representa uma despesa grande para o Estado, mas não um investimento em saúde. Além de ceifar vidas, diz, sobrecarrega o sistema. "Os dados que temos hoje estão assim por falta de informação e falta de cuidado, falta de educação mesmo, no trânsito. A mudança já tem que começar nas escolas." 

"É um iniciativa fundamental", disse o presidente da Adjori/SC (Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina), Miguel Ângelo Gobbi. Para ele, é preciso chamar a atenção das pessoas para a necessidade de transformação e reeducação, desde o pedestre até o motorista. Além da Adjori/SC, o termo foi assinado pelo presidente da ADI (Associação dos Diários do Interior), Ámer Felix Ribeiro, e o presidente da Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV), Marcello Corrêa Petrelli. 

"Esse apoio é fundamental", disse o secretário de Comunicação Gonzalo Pereira. Segundo ele, a campanha é essencialmente editorial e as entidades parceiras vão atuar como ampliadoras das informações para auxiliar na redução destes "números terríveis". Santa Catarina é quarto estado brasileiro em número de indenizações pagas por acidentes de motociclistas e o número de mortes nas estradas continua crescendo. Além disso, 94% dos acidentes com morte são causados por falha humana, o que reforça o carácter de reeducação da campanha. O site do movimento reúne os dados sobre o assunto. 

Funcionamento do aeroporto em debate Anterior

Funcionamento do aeroporto em debate

Encontro do Clube de Mães será no dia 09 Próximo

Encontro do Clube de Mães será no dia 09

Deixe seu comentário