Trump envia esquadrão anfíbio ao Caribe e aumenta pressão sobre a Venezuela |
Hemosc promove ações e homenagens no mês de conscientização da doação de sangue

O Hemosc - Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, serviço do Governo do Estado, preparou uma série de ações neste Junho Vermelho e em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado no dia 14. Com o slogan “Um mundo mais solidário começa com a sua doação”, a iniciativa tem como objetivo homenagear e agradecer às pessoas que ajudam a salvar vidas por meio da doação voluntária.
O Junho Vermelho é um movimento nacional de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Tradicionalmente, esse é um período de queda nas doações, devido às temperaturas mais baixas e ao aumento de doenças sazonais. Por isso, o Hemosc reforça o chamado à população para manter os estoques abastecidos e garantir o atendimento aos pacientes em todo o estado.
Os sete hemocentros do estado, localizados em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Joaçaba, Lages, Blumenau e Joinville, além das Unidades de Coleta em Tubarão e Jaraguá do Sul, estarão decorados especialmente para a data. No dia 13 de junho, sexta-feira, os candidatos à doação serão recebidos com bolo em todas as unidades, em clima de celebração.
O ponto alto da programação ocorre no dia 20 de junho, com uma homenagem a aproximadamente 500 doadores de sangue e plaquetas da hemorrede estadual. Os voluntários serão reconhecidos de acordo com o número de doações já realizadas, conforme as novas categorias de carteirinhas lançadas em abril deste ano:
• Black: mais de 25 doações
• Ouro: mais de 15 doações
• Prata: mais de 10 doações
• Amarela: doador de plaquetas por aférese
• Azul: doador fenotipado
Segundo a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, a data é uma oportunidade para valorizar quem doa sangue com frequência e estimular novas pessoas a se engajarem. “Essas homenagens representam nosso agradecimento e reforçam a importância da doação constante. Doar sangue é um ato simples, mas fundamental para salvar vidas”, destaca a diretora.
Responsável por 98% da coleta e distribuição de sangue em Santa Catarina, o Hemosc registrou mais de 67.200 candidatos à doação apenas nos cinco primeiros meses do ano. A expectativa é que o Junho Vermelho ajude a mobilizar mais voluntários e a reverter a tendência de queda nas doações.
As doações podem ser agendadas pelo site www.hemosc.org.br ou por telefone. No site, também estão disponíveis os requisitos para doação e os horários de atendimento em cada unidade.
O Hemosc é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde e gerido pela organização social Fahece (Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon).
Ascom Hemosc

Mais sobre:
Deixe seu comentário