SC POR ELAS

Governo do Estado lança edital para o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres

Governo do Estado lança edital para o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres
Richard Casas/ GVG

O Governo de Santa Catarina lançou nesta segunda-feira, dia 24, o edital para a elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres. O ato ocorreu no evento SC por Elas, realizado no Teatro Ademir Rosa (CIC), e que integra a programação do Mês da Mulher. A iniciativa é coordenada pela vice-governadora Marilisa Boehm e pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.

Por meio do edital que foi lançado pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), o Governo de Santa Catarina vai contratar diversos especialistas para a elaboração do Plano e sua e implementação.

“Hoje é um dia muito importante. Estamos colocando em prática compromissos que o governador Jorginho Mello e eu assumimos com as mulheres catarinenses. Um deles é o início do Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, que começa com o edital da Fapesc. Vamos selecionar bolsistas para fazer o diagnóstico de todas as mulheres que são daqui e das que escolheram viver em nosso estado. Esse diagnóstico foi algo que eu determinei, pois não é possível pensarmos em soluções eficientes sem sabermos exatamente quais são os possíveis problemas. E a partir dos resultados desta ampla pesquisa, poderemos criar políticas específicas para elas, de acordo com as demandas de cada região”, afirmou Marilisa.

Entre os pontos analisados estão o quantitativo demográfico de mulheres e meninas por município de Santa Catarina, faixa etária, raça, etnia, orientação sexual, composição familiar, aspectos socioeconômicos, grau de escolaridade e um comparativo entre empregabilidade, renda, condições e jornada de trabalho. Também será feita a identificação qualitativa e quantitativa de mulheres com deficiência, mulheres em situação de rua, entre muitos outros aspectos.

A iniciativa, citou a vice-governadora, conta com o trabalho excelente da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e da Fapesc. “É algo que sempre imaginei durante os quase 30 anos em que fui delegada da Polícia Civil, em Joinville, onde combati a violência contra as mulheres e lutei pelo bem-estar delas”, destacou Marilisa.

Conforme a chamada pública, serão seis bolsas concedidas por um período de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. As inscrições podem ser feitas no site da Fapesc até o dia 24 de abril. O resultado final dos selecionados será divulgado no dia 17 de junho, e os bolsistas iniciarão os trabalhos no dia 1º de julho. O valor das bolsas varia conforme o nível do candidato, sendo de R$ 3,5 mil para profissionais com graduação e até R$ 7 mil para profissionais com doutorado.

A secretária da SAS, Adeliana Dal Pont, comenta que o evento SC por Elas é uma das muitas atividades programadas para o Mês da Mulher e que estão sendo realizadas por diversas secretarias. “O Plano é um passo muito importante para todas as mulheres e hoje, na data do lançamento do edital, também quero agradecer a todas as secretarias e órgãos que atenderam nosso chamado e realizaram durante todo o mês atividades voltadas as nossas mulheres”, salientou.


Campanha SC Elas

Outro destaque do evento será o lançamento da campanha SC Elas, da Secretaria de Administração em parceria com a SAS, com a Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil de Santa Catarina para incentivar a adesão à lei nº 18.300, que determina a reserva de vagas para mulheres vítimas de violência em editais de licitação que visem a contratação de empresas para prestação de serviços continuados e terceirizados no âmbito da administração pública estadual.

Sobre o lançamento da campanha SC Elas, Marilisa destacou o mérito da ação. “Essa lei assegura às mulheres que são vítimas de violência doméstica e familiar uma melhor condição de vida. Elas têm preferência nos editais de licitação para a contratação de empresas para a prestação de serviços continuados e terceirizados na administração pública estadual, garantindo sua independência financeira”, comentou a vice-governadora.

O evento contou ainda com uma palestra de Adriana Loch com o tema Mulheres Equilibristas e uma apresentação do Coral Vozes que Não Calam, um projeto gratuito da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Guarda Municipal, que desde 2018 tem o intuito de dar voz às mulheres, visando o empoderamento feminino.




Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família


Evento alusivo ao Dia da Mulher é realizado em São Miguel do Oeste Anterior

Evento alusivo ao Dia da Mulher é realizado em São Miguel do Oeste

Com aumento na demanda, Hemosc chama população para repor estoques de sangue Próximo

Com aumento na demanda, Hemosc chama população para repor estoques de sangue

Deixe seu comentário