CÂMARA DE VEREADORES

Gestão do licenciamento ambiental é tema de sessão

Gestão do licenciamento ambiental é tema de sessão

Indicação de Carlos Grassi, Cláudio Barp e Gilberto Berté pretende delegar à prefeitura competência para licenciamentos de projetos de pequeno impacto. Sessão também teve pedidos de novos cursos à Udesc e serviços urbanos 

Os vereadores Carlos Grassi (PP), Cláudio Barp (MDB) e Gilberto Berté (MDB) apresentaram uma indicação em que solicitam ao Executivo Municipal que estude a viabilidade de firmar convênio de cooperação técnica e institucional com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e com o IMA (Instituto de Meio Ambiente), visando a execução de programa de controle ambiental no município de São Miguel do Oeste. A indicação, defendida durante a sessão desta quinta-feira, dia 18, sugere o convênio "especialmente em relação ao licenciamento ambiental de atividades e empreendimentos classificados como de pequeno porte (corte de árvores) e potencial poluidor/degradador pequeno e médio". 

"A celebração de um convênio dessa natureza, cujo objetivo é a delegação de competência para licenciamentos ambientais de projetos de pequeno impacto, possibilitará ao Município o licenciamento ambiental de pequenas intervenções", explicam os vereadores. Eles citam como exemplos autorização, fiscalização e controle de corte eventual de árvores, bem como aproveitamento de árvores mortas ou caídas em função de causas naturais; o transporte de produtos e subprodutos florestais provenientes do corte eventual para consumo nas propriedades rurais; implantação de obras de arte, como pontes, alas e cortinas de contenção e tubulações para viabilizar acesso aos imóveis urbanos ou rurais; desassoreamento, limpeza de leito de curso d'água, entre outros. 

"A celebração de convênio com o IMA com certeza virá ao encontro dos interesses da população miguel-oestina, sobretudo dos agricultores, aprimorando o serviço público", justificam os autores da indicação. O pedido será encaminhado ao prefeito, ao secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável e ao diretor da Secretaria de Agricultura. 

CURSOS NA UAB 

Na sessão também foi apresentada moção de apelo de Silvia Kuhn (MDB), que solicita à Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) que oferte os seguintes cursos no polo regional de São Miguel do Oeste: graduação em Informática, Ciências Biológicas e Pedagogia. Segundo Silvia, existe demanda expressiva para estes cursos de graduação, que são oferecidos pela Udesc na modalidade a distância, através da UAB (Universidade Aberta do Brasil ). Ela informa que o polo regional de São Miguel do Oeste tem toda a infraestrutura para atender os acadêmicos e que há demanda para os cursos solicitados. O pedido será enviado ao reitor da Udesc, Marcus Tomasi. 

SERVIÇOS URBANOS 

Maria Tereza Capra (PT) indica à Administração Municipal que providencie a colocação da grade na boca de lobo localizada na Rua Willy Barth, esquina com a Mem de Sá, e na Avenida Salgado Filho. A vereadora pede também a desobstrução da boca de lobo no trecho compreendido entre as ruas Sete de Setembro e Rudolfo Spier, no Bairro Salete. Conforme Maria Tereza, especialmente em dias de chuva e à noite, a falta de visibilidade prejudica a percepção destas bocas de lobo. O pedido será enviado à secretária de Urbanismo e ao prefeito. 

José Giovenardi (PR) solicita que seja realizada a sinalização vertical e horizontal e a pintura das faixas de acesso à empresa Sul Valle/BRF/JBS, na Rodovia Leolino João Baldissera. A intenção é orientar sobre as condições de utilização da via. O pedido será enviado à secretária de Planejamento e Urbanismo e ao prefeito. 

Vanirto Conrad (PDT) solicita ao prefeito e à secretária de Urbanismo que realizem a abertura de vala e posterior colocação de tubos, visando escoamento das águas, no final da Rua Celso Ramos, no Bairro Santa Rita. O vereador relata que quando há fortes chuvas a água entra na residência situada nas proximidades, e quando não chove há forte odor. "Com a abertura desta vala e colocação de tubos em direção ao sistema de tratamento de esgoto, ficaria solucionado o problema", ressalta Vanirto. 

Elias Araújo (PSD) solicita ao Demutran que pinte as vagas de estacionamento na Rua Padre Aurélio Canzi, entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Sete de Setembro, no Centro. Conforme Elias, a falta de demarcação das vagas causa desorganização. O pedido será enviado à secretária de Urbanismo e ao diretor do Departamento Municipal de Trânsito. 

Vagner Passos (PSD) solicita à Administração Municipal que faça obra de asfaltamento na Rua Cristóvão Colombo, no Bairro Estrela. "Esta via é uma das mais utilizadas e possui grande movimento", argumenta Vagner, ressaltando que o asfaltamento garantirá mais conforto, segurança e melhor locomoção aos usuários. O pedido será enviado ao prefeito.

Prefeitura de SMOeste contrata Assistente Social Anterior

Prefeitura de SMOeste contrata Assistente Social

Rematrícula nas escolas estaduais encerra hoje Próximo

Rematrícula nas escolas estaduais encerra hoje

Deixe seu comentário