CIDADE EMPREENDEDORA

Foco é o crescimento de Itapiranga

Foco é o crescimento de Itapiranga

Com o objetivo fomentar o desenvolvimento local, Itapiranga aderiu neste ano ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC. Dessa forma, várias ações vem sendo trabalhadas com base nos seguintes eixos: Atores do Desenvolvimento; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP); Crescendo e Empreendendo; Município em Números; Levantamento de Oportunidades; Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal; Gestão Estratégica Orientada para Resultados e Plano de Desenvolvimento Econômico.

Entre as atividades em evidência está a pesquisa que demonstrou que Itapiranga destaca-se com níveis acima da média catarinense de percepção ao empreendedorismo entre as 29 cidades que possuem a categoria 'Ultimate' do programa. O estudo foi realizado com 262 trabalhadores por meio de entrevista via telefone. Dos entrevistados, 218 declaram que empreenderam no município nos últimos seis meses. Conforme os dados, Itapiranga já apresenta bons resultados. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo trabalha de maneira intensa para aumentar ainda mais os índices de empreendedorismo e melhorar a posição do município no ranking estadual com incentivo aos empreendedores existentes e aos novos negócios, oferecendo suporte aos empresários através de capacitações, consultorias e incentivos fiscais previstos em lei. 

Outra ação recente foi a participação da secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlise Welter Werlang, no curso de Mídia Training, em Florianópolis. A iniciativa teve foco para o processo jornalístico, relacionamento com a imprensa, os diferentes veículos de comunicação, mídias sociais e a importância destes meios na divulgação dos projetos para a comunidade. 

O Programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) aplicado na Escola da Linha Popi também integra o Programa Cidade Empreendedora. A iniciativa oportunizou colocar ideias em prática utilizando ferramentas de empreendedorismo. No dia 15 de setembro, ocorreu a feira para demonstrar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula. "Em meio a esta caminhada composta por várias etapas, o grupo cresceu, resultados foram fomentados e disseminados na escola e em casa. As crianças foram despertadas a ter postura, foco, visão e inovar, como grandes empreendedores. O JEPP reconhece que é de pequeno que se aprende a empreender, aprimorando hábitos, atitudes e experiências ao longo da vida. Trabalhamos em parceria, de modo a oportunizar que às novas gerações façam escolhas mais conscientes, assumindo o papel de protagonistas de suas próprias vidas", avalia Carlise. 

Também foi realizado no mês de setembro, o primeiro encontro com o gestor do GEOR, no qual o município recebeu informações pertinentes ao programa, condução dos trabalhos e agendamentos de capacitações, além de oficinas promovidas pela Sala do Empreendedor. 

Segundo o coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, o conjunto de soluções do Cidade Empreendedora permite auxiliar no desenvolvimento do ambiente de negócios com metodologia formatada para atendimento de acordo com a realidade local. "As ações iniciaram com diagnóstico, alinhamento interno com a equipe da prefeitura, divulgação do programa à comunidade e agora seguem a implementação das soluções conduzidas com apoio dos consultores do Sebrae. Estamos satisfeitos com os bons resultados que o município vem apresentando".

Lançada a Campanha Outubro Rosa Anterior

Lançada a Campanha Outubro Rosa

Inscrições abertas para o 'Família Acolhedora' Próximo

Inscrições abertas para o 'Família Acolhedora'

Deixe seu comentário