Governo do Estado entrega equipamentos agrícolas em evento no Oeste |
Fiéis celebram o Dia do Padroeiro em SMOeste
Em São Miguel do Oeste, o domingo, dia 29, foi marcado pela fé e emoção. No dia em que se comemorou o Dia de São Miguel Arcanjo, padroeiro da cidade, centenas de fiéis foram as ruas em procissão para reverenciar o santo padroeiro até a Igreja Matriz, onde aconteceu uma celebração especial.
A programação especial religiosa ocorreu de 21 a 29 de setembro e foi marcada pela novena de São Miguel Arcanjo, que encerrou ontem. Neste domingo, durante a celebração também foi promovida a abertura do Ano Jubilar - 70 anos de instalação da Paróquia, com a presença do bispo. Já a noite, a Celebração Eucarística ainda foi alusiva ao Dia Nacional da Bíblia.
A Festa de São Miguel Arcanjo também contou com o almoço/churrasco (gado e porco), pão e saladas, bingo, sorteio da Ação Entre Amigos e matinê.
Para o bispo Dom Odelir José Magri, a festa de um padroeiro de uma comunidade católica é sempre um momento especial, porque já é uma tradição. "Seja pela devoção ao santo padroeiro, ou seja pelo momento comunitário e social que acontece. A comunidade espera isso com alegria, e isso mostra essa pertença afetiva, o que é bonito. Isso fortalece as pessoas na caminhada de fé, porque celebram juntos, e percebem que não estão sozinhos. A festa é um momento de fé, mas, sobretudo é um momento de crescimento de comunhão da comunidade", destaca.
Sobre a devoção a São Miguel Arcanjo
Em 1943 a população de Vila Oeste era de 70 pessoas. Então a colonização e o povo decidiram construir a primeira capela, dedicada a São Miguel Arcanjo, e pedir um padre ao Prelado de Palmas. Para a futura paróquia foi destinada uma quadra, na área central da Vila. A primeira igreja estava no local da atual Matriz.
A devoção a São Miguel Arcanjo era muito divulgada entre todos os balseiros do Uruguai e os madeireiros em geral, que o veneravam como patrono e protetor. Toda a economia inicial da região dependia da madeira, cujo transporte para a Argentina acontecia pelo Uruguai, através de balsas.
Baseado no livro: Paróquia São Miguel Arcanjo - São Miguel do Oeste - 1950-2000
Mais sobre:









Deixe seu comentário