Estudo revela quais cidades de SC podem ser mais afetadas pelo tarifaço aos EUA
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) divulgou nesta quarta-feira (10) um estudo sobre os efeitos da taxação de 50% nas exportações para os Estados Unidos, conhecida como “tarifaço”. O levantamento traz um ranking de 32 municípios catarinenses mais expostos ao impacto da medida.
Na liderança está Salete, no Alto Vale do Itajaí, com forte concentração na atividade madeireira. Apesar da dependência econômica, a cidade tem alto nível de desenvolvimento, o que deve amenizar o impacto social, segundo análise da Fiesc.
Leia mais sobre economia: Comércio de Santa Catarina cresce o triplo da média nacional
Ranking das cidades mais impactadas
Os cinco municípios mais afetados são:
- Salete – destaque na produção de madeira.
- Capão Alto – economia baseada em madeira, baixo nível de desenvolvimento.
- Itá – produção de gelatina, também com baixo nível de desenvolvimento.
- Benedito Novo – setor de celulose e granito, índice de desenvolvimento mais alto.
- Caçador – maior cidade do ranking, com indústria diversificada de madeira e móveis.
Segundo o economista-chefe da Fiesc, Pablo Bittencourt, o índice de desenvolvimento municipal da Firjan foi usado como variável para mensurar os impactos.
“O índice da Firjan atua como um multiplicador para os efeitos negativos em municípios menos desenvolvidos e como um atenuador para aqueles com estruturas mais robustas. É um dado crítico para o planejamento de políticas públicas e estratégias de diversificação regional”, explicou.
Municípios em situação mais vulnerável
O estudo alerta para risco social elevado em cidades com baixa capacidade de resiliência econômica, como Três Barras, Passos Maia, Papanduva e Ponte Alta. Nessas localidades, o tarifaço pode comprometer empregos e arrecadação municipal de forma mais severa.
Lista completa das 32 cidades
Além das cinco primeiras colocadas, o ranking inclui: Ipumirim, Rio dos Cedros, Campo Alegre, Rio Negrinho, Vargeão, São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul, Três Barras, Santa Cecília, Cocal do Sul, Pomerode, Palmeira, Dona Emma, Presidente Getúlio, Sangão, Pouso Redondo, São Bento do Sul, Timbó Grande, Passos Maia, Papanduva, Lages, Joinville, Itajaí, Ponte Alta, Braço do Norte, Fraiburgo e São João do Itaperiú.
Deixe seu comentário