Empresários da região assumem cargos estratégicos na nova diretoria da Fiesc |
Estudante desenvolve plantadeira manual

Além de desempenhar uma função socioeconômica, a produção de hortaliças desempenha também um papel fundamental na hora de compor o cardápio na mesa dos brasileiros, já que dão sabor e riqueza aos pratos.
Pensando nisso, um projeto desenvolvido pela estudante Taís Regina Pauli Zilles, do Colégio Getúlio Vargas - Cedup, chamou a atenção pela criatividade.
O projeto denominado "Plantadeira Manual" foi apresentado na Feira Multidisciplinar desenvolvido pelo Cedup na última semana.
De acordo com Taís, o projeto foi pensado no pequeno agricultor. "Desenvolvemos esse projeto pensando no pequeno e médio produtor. A grande vantagem da plantadeira manual é que o produtor não precisa ficar no plantio convencional, que é ficar agachando e levantando. Isso futuramente pode ocasionar lesões na coluna e com esse projeto isso pode ser evitado", comenta.
Segundo ela, o produtor pode realizar as atividades em pé, não precisando ficar muito tempo em uma posição curvada.
Além disso, poderá realizar o plantio em uma área maior com menor espaço de tempo. "Reduzindo o tempo de plantio o agricultor poderá desenvolver outras atividades na propriedade rural", detalha Taís.
Ela explica que o processo para desenvolvimento da plantadeira manual foi bastante trabalhoso. "Pensamos bastante, fizemos moldes, porque precisava ter um encaixe perfeito para que as mudas fossem caindo", comenta a estudante.
Em uma plantadeira original para plantio de fumo, adaptações foram realizadas para que ela se transformasse e pudesse ser usada no plantio de hortaliças, e outras mudas, como flores e frutíferas, com regulador de profundidade.
Entre as vantagens, além da melhora na posição da coluna do produtor, está o aumento da produção, redução do tempo de trabalho e um plantio mais uniforme. "Realizamos um teste e conseguimos plantar em torno de 50 mudas de alface em um minuto. Com o sistema tradicional de plantio, neste mesmo tempo, foi plantado cerca de 15 mudas", finaliza Taís.




Mais sobre:
Deixe seu comentário