SANTA CATARINA

Estado tem mais de 5 milhões de eleitores

Estado tem mais de 5 milhões de eleitores

Daqui a pouco mais de um mês, 147,3 milhões de brasileiros retornam às urnas, algo que corriqueiramente fazemos, a cada dois anos e de forma ininterrupta, a partir de 1989. Desde a proclamação da República, em 1889, é mais longo período democrático que vivemos no Brasil, apesar da destituição, pelo Congresso Nacional, de dois presidentes eleitos pelo voto direto.

Em Santa Catarina, de acordo com o TER-SC (Tribunal Regional Eleitoral), são 5.070.212 eleitores aptos a escolherem, além do presidente, governador, dois senadores, deputados federais e deputados estaduais. É um número 4,34% maior do que observado na última eleição geral, em 2014.

Joinville segue como o maior colégio eleitoral dos 295 municípios catarinenses: são 396.700 votantes. Florianópolis (343.645) e Blumenau (243.881) vêm em seguida. Na outra ponta, Lajeado Grande (1.303 eleitores) e Santiago do Sul (1.384), ambos no Oeste catarinense, são os municípios com menos eleitores.

Conforme a estimativa da população divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no mês passado, em 22 municípios catarinenses o número de eleitores é superior ao número de habitantes. Essa situação é verificada principalmente em cidades pequenas, que registraram diminuição na quantidade de moradores. É o caso de Paial, no Oeste, onde o número de eleitores supera em quase 117% a população total, incluindo os não votantes (pessoas com menos de 16 anos).

Tal condição não implica necessariamente em fraude no alistamento eleitoral. A Justiça Eleitoral acredita que na maioria dos casos os eleitores trabalham ou estudam em outras cidades e retornar aos seus municípios de origem para votar. Há casos também de eleitores que se mudam de cidade frequentemente e transferem o título.

Biometria

Segundo dados disponibilizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Santa Catarina é um dos estados mais avançados no uso da biometria. A tecnologia lançada em 2008 visa implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.

Nas eleições deste ano, 63,4% dos catarinenses estão aptos para votar com o uso da biometria. No Brasil, 60% dos eleitores estão cadastrados com a tecnologia. Já não há mais municípios catarinenses sem o uso da biometria: em 21% a identificação é feita totalmente pela digital e nos 79% restantes há eleitores com identificação por impressão digital, mas ainda concentram eleitores não cadastrados biometricamente que serão identificados da maneira tradicional.

O objetivo do TSE é levar a biometria a 100% do eleitorado brasileiro até 2022. Com a tecnologia, a Justiça Eleitoral espera dar mais confiabilidade ao processo eleitoral, além de diminuir disparidades como as observadas em municípios como Paial.


Campanha de vacinação pode ser prorrogada Anterior

Campanha de vacinação pode ser prorrogada

Futsal Feminino conquista dois títulos Próximo

Futsal Feminino conquista dois títulos

Deixe seu comentário