Encontro Anual dos Diabéticos será amanhã
Evento será realizado no bairro São Gotardo, em SMOeste
Nesta quinta-feira, dia 1º de março, a Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste celebra o Dia do Diabético. A partir das 9h, o salão comunitário do bairro São Gotardo deve reunir todos os pacientes diabéticos do município. De acordo com a secretária Beatriz Soares, o evento acontece uma vez por ano e na oportunidade haverá palestra com os enfermeiros Júlio Vian e Adriana Bataglin. Informações nutricionais e de atividade física serão repassadas pelos profissionais do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), como a nutricionista Fabíola Maldaner e o professor de atividade física Thiago Casper. Durante o encontro, os pacientes que fazem uso da insulina receberão uma bolsa térmica e um aparelho de HGT, para uso doméstico, e degustarão um lanche especial. Todos os enfermeiros das ESFs e do Posto de Atendimento Central participarão do encontro.
No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença, sendo que a cada dia surgem aproximadamente 500 novos casos. De acordo com dados da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), o diabetes se divide em dois tipos principais: tipo 1 (DM1) - é uma doença autoimune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina. Isso acontece por engano, porque o organismo as identifica como corpos estranhos. A DM1 surge quando o organismo deixa de produzir insulina ou produz apenas uma quantidade muito pequena. Entre os principais sintomas desta doença destacam-se: sede excessiva; rápida perda de peso; fome exagerada; cansaço inexplicável; muita vontade de urinar; má cicatrização; visão embaçada e falta de interesse e de concentração; vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe.
O diabetes tipo 2 possui um fator hereditário maior do que o tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos. Este tipo se caracteriza através da contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por muitas razões, suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sanguínea. O diabetes tipo 2 é cerca de 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder bem ao tratamento com dieta e exercício físico. Outras vezes necessita de medicamentos orais e, por fim, a combinação destes com a insulina. Os principais sintomas deste tipo da doença são infecções, visão embaçada, dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furunculose.
A prevenção e o tratamento do diabetes se baseia principalmente no exercício físico e na boa alimentação, que consiste em adequar as preferências individuais com a quantidade e qualidade dos alimentos que farão parte da dieta habitual. Existem algumas recomendações que podem ajudar a tornar sua alimentação mais saudável, como incluir maior quantidade possível de alimentos ricos em fibras, tais como frutas e verduras; diminuir a quantidade de gorduras (óleo, manteiga, creme) e de carboidratos (massa e doces), dando preferência a alimentos grelhados e cozidos. O diabetes exige alguns cuidados que são para o resto da vida, tanto para o paciente, quanto para a família. Ambos precisam tomar uma série de decisões relacionadas ao tratamento do diabetes: medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar os hábitos alimentares.
O exame de monitoramento é praticamente indolor
Mais sobre:








Deixe seu comentário