LEGISLAÇÃO

Empresas de SC devem se adequar à LGPD

Empresas de SC devem se adequar à LGPD
Agência Brasil

O Sebrae Santa Catarina divulgou nesta segunda-feira, dia 19, os resultados de uma pesquisa sobre o conhecimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) pelas empresas catarinenses. Segundo os dados, sete em cada 10 empresários já ouviram falar sobre a LGPD. Cerca de 75% deles sabem o prazo de dois anos exigido para a adequação à nova lei, mas apenas 22,6% estão em conformidade.

Considerando os setores, o de serviços (70,2%) é o que mais ouviu falar da Lei, seguido da indústria (68,4%) e comércio (64,6%). Em relação aos portes, as pequenas empresas são as mais esclarecidas quanto à lei, com 80,8% de empresas que já ouviram falar, enquanto as micro empresas somam 74,2% e os MEIs (microempreendedores individuais) 47,5% nesta categoria.

Foram realizadas 810 entrevistas, entre 4 e 25 de janeiro de 2021, com MEIs e empresários de micro e pequenas empresas. As entrevistas foram distribuídas nas regiões Foz do Itajaí, Grande Florianópolis, Extremo-Oeste, Meio-Oeste, Oeste, Norte, Serra, Sul e Vale do Itajaí.

"O estudo mostra que 50% dos pequenos negócios ainda não conhecem a LGPD e apenas 22,6% se dizem preparados para ela, sendo o tema ainda mais distante para os MEIs. Esse é um assunto extremamente importante e precisa se tornar prioridade na agenda dos empresários. Sabemos a complexidade do tema e por isso colocamos a nossa equipe à disposição para auxiliar as pequenas empresas. Além disso, preparamos uma série de materiais gratuitos que vai auxiliar a elucidar o tema", comenta o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro.

Com o objetivo de orientar os empresários para que eles se adequem à LGPD, em vigor desde 18 de setembro do ano passado, o Sebrae/SC oferece materiais completos e gratuitos, como webinar, e-book e consultorias especializadas sobre como a nova legislação impactará as micro e pequenas empresas. 

Governo muda prazo de intervalo da Coronavac Anterior

Governo muda prazo de intervalo da Coronavac

SC tem 116 pessoas na fila por leito de UTI Próximo

SC tem 116 pessoas na fila por leito de UTI

Deixe seu comentário