Sicoob São Miguel conquista seis prêmios e é destaque nacional no Vende Sicoob 2026 |
Edição 1268 (publicada em 20/12/07) Sebrae investe R$ 12 milhões em programas de Turismo
Diretor Técnico fala dos projetos desenvolvidos
O valor estimado em investimento do Sebrae/SC em programas de promoção da sustentabilidade de micro e pequenas empresas do setor de turismo em Santa Catarina nos últimos 12 anos já alcança R$ 12 milhões. Segundo o diretor técnico Anacleto Ortigara, o Sebrae/SC criou em 1992 uma metodologia específica encaminhada para os empreendedores que desejavam se estabelecer nesta área, metodologia essa denominada Presto (Programa Regional de Serviço Turístico Organizado).
Em 1995, o Governo federal lançou o Programa Nacional de Municipalização do Turismo e o Sebrae/SC assumiu a secretaria executiva do comitê estadual em Santa Catarina. Durante três anos fomentou, capacitou e municipalizou o turismo em 93 municípios catarinenses.
Utilizando sua metodologia, o Sebrae/SC elaborou em 1997 o plano diretor de turismo para 93 municípios, totalizando 126 comunidades catarinenses. Entre 1998 e 1999, o Sebrae/SC disponibilizou para os municípios em processo de implantação do turismo um programa de capacitação específica e desenvolveu 486 ações, abrangendo 15.678 empresas do turismo e atingindo diretamente a 36.354 empresários, empreendedores e/ou lideranças do setor.
De 2000 a 2001, o Sebrae/SC planejou, operacionalizou, editorou e distribuiu para 8 mil agências e operadoras de turismo no Brasil e para 1.500 no Mercosul o inédito Guia Turístico de Santa Catarina, com 877 páginas.
Na avaliação de Anacleto Ortigara, a principal ação do Sebrae/SC em benefício do turismo catarinense, entretanto, foi o lançamento em 2003 do programa de arranjos produtivos locais para os diversos setores da economia catarinense, contemplando esse setor com 10 APLs.
Mais sobre:








Deixe seu comentário