Edição 1268 (publicada em 20/12/07)- Trabalho de reciclagem teve

Programa envolveu mais de 6 mil alunos de 30 educandários

Em maio deste ano, a administração municipal, por meio do programa Sorria São Miguel e do projeto Reciclagem de Lixo, iniciou um trabalho em conjunto com as escolas municipais, estaduais e particulares do município, envolvendo mais de 6 mil alunos de 30 educandários, visando a conscientização e mudança nos hábitos das famílias com relação à seleção do lixo nas residências.

A equipe distribuiu embalagens biodegradáveis de cores diferentes para identificação do papel, plástico e metal, para os alunos levarem para casa e fazer a separação correta. Os materiais recicláveis são levados pelos alunos para a escola, que possui local adequado para que os papeleiros, com sua carteirinha de identificação, façam o recolhimento do material, aumentando a renda da família e ainda colaborando com a preservação do meio ambiente.

A coordenação do projeto trouxe solução para mais um problema que preocupava o governo municipal, o recolhimento e destinação corretos para o vidro. Nos últimos meses, foram recolhidos mais de 20 mil kg de vidro no container da empresa Reciclo, instalado junto ao galpão da Acomar, próximo à garagem da prefeitura, no Bairro São Luiz. Os vidros são recolhidos pela empresa e encaminhados para Campo Bom/RS, onde é reciclado.

Para que os pneus velhos também tenham destino correto, a municipalidade firmou recentemente com a Anip (Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos) um convênio para a implantação de um Ecoponto em São Miguel do Oeste a partir de abril de 2008. No próximo ano, os pneus inservíveis serão recolhidos pela Anip e encaminhados adequadamente para locais que procedem a reutilização dos mesmos.

A administração municipal está proporcionando também aos catadores de materiais recicláveis curso de capacitação ministrado pela Acordar, visando a formação de uma Cooperativa, cujos resultados positivos e rentáveis dependerão da união dos trabalhadores.

GALPÃO

Recentemente, o Governo municipal encaminhou ao Ministério do Desenvolvimento Social pedido para construção de um galpão para efetuar a reciclagem e o armazenamento do material coletado, com recursos da ordem de R$ 420 mil, o qual se encontra em análise técnica.

Conforme a coordenadora da reciclagem, Tânia Berti, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, todas as lideranças, inclusive os vereadores, podem colaborar com este projeto, mantendo contato com deputados e senadores de seus partidos para que intercedam junto ao Ministério no sentido da liberação desses recursos.

EQUIPAMENTOS

Outro projeto já aprovado pelo Besc Club é a aquisição ou doação de carrinhos, prensas, picotadores e patrocínios para a continuidade do Curso de Capacitação no próximo ano, sendo que os recursos deverão ser liberados nos próximos meses.

Tânia ressalta que ainda há muito a ser feito, mas este é um trabalho que se realiza gradativamente e o importante é que foram dados os primeiros passos e com excelentes resultados até o momento. \"A intenção da administração é de que todas as famílias dêem continuidade a esta ação neste período de férias escolares, separando os materiais, para que os catadores possam fazer o recolhimento dos mesmos nas residências do município\", finalizou.

Anterior

Edição 1268 (publicada em 20/12/07)-Justiça notifica

Próximo

Edição 1270 (publicada em 27/12/07)Gran Padania recebe governador e Beto Carrero

Deixe seu comentário