Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Descanso |
Deputados e estudantes do Estágio Visita conversam sobre política

O dia a dia da Alesc, com tramitação de matérias, eleição da mesa diretora, encaminhamentos de projetos, aproximação com o povo e também a trajetória de vida foi pauta do bate-papo entre deputados e os 53 acadêmicos participantes da 10ª edição do Estágio Visita. O encontro ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa e contou com a presença do presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB), e do deputado Neodi Saretta (PT).
Saretta explanou aos estudantes o trâmite das matérias aportadas na Casa, e destacou a importância da participação dos jovens na política catarinense. “O Estágio Visita é uma ação importante que a Alesc realiza. Essa aproximação com os estudantes, mostrando como o Parlamento funciona. Sempre digo que tudo em nossas vidas passa pela política. Muitas decisões tomadas pelos governantes mudam a vida das pessoas e por isso a participação efetiva da população é necessária. Não necessariamente disputando cargos eletivos, mas dando voz as suas ideias. Se não ajudarmos a tomar as decisões, alguém tomará por nós”, pontuou.
Na sequência, Mauro De Nadal falou sobre a sua trajetória política e projetos desenvolvidos pela Escola, a funcionalidade das comissões, os debates entre os deputados e a dinâmica voltada ao regimento interno da Casa. “Esse projeto da Alesc abre portas e traz os jovens para perto da política, torna conhecidas e acessíveis aos estudantes as funções, atribuições e atividades desenvolvidas pelo parlamento estadual”, destacou.
Dicas para quem deseja seguir na política
Dentre os questionamentos que o parlamentar recebeu, destaque para a dica a quem deseja iniciar a vida política. “Conhecer o que está fazendo, e acima de tudo tem que ter o amor pelo que faz. Estar exercendo um mandato somente por um momento da história, por uma oportunidade, não vai no futuro dar estabilidade de acerto no momento decisório. Quem deseja disputar um cargo eletivo precisa ter essa paixão, essa dedicação, mas acima de tudo ter muita sintonia com aquilo que é esperança do povo de Santa Catarina”, citou.
Estudantes de diversas regiões participam da edição
Nesta edição do programa, participam estudantes dos municípios de Palmitos, Florianópolis, Ascurra, Chapecó, Itajaí, São João do Itaperiú, Jaraguá do Sul, Urupema, Penha, Alfredo Wagner, Joinville, Blumenau, Lages, Pomerode, Brusque, Urubici, Concórdia, Witmarsum, Presidente Getúlio, São José, Palhoça, Itapema, Criciúma, Maravilha e Tubarão.
Conhecer o trabalho dos deputados agregará a vida da estudante de jornalismo, Letícia Meurer. “É uma experiência enriquecedora para a minha vida pessoal, pois vai me tornar uma cidadã melhor. Estamos conhecendo todo o processo legislativo, como é o trabalho dos deputados na prática, como eles fiscalizam e como criam as leis para o nosso estado.”
Já o acadêmico de direito Luiz Zanca, que participou do programa Vereador Mirim, destaca o momento de aprendizado para a sua carreira. “Eu me apaixonei pela política quando participei do Vereador Mirim. E hoje posso me aprofundar e conhecer mais o trabalho dos deputados e como funciona a Alesc. Isso é muito importante para a minha vida, até mesmo porque desejo seguir nesse caminho da política.”
Oficinas e palestras integram programação da semana
A semana de atividades do programa conta ainda com uma oficina em que os universitários formatarão propostas de interesse de suas áreas de atuação, que podem se tornar projetos para tramitar na Casa legislativa, uma palestra sobre a estrutura da Alesc e uma oficina sobre a elaboração de propostas legislativas, com a consultora Ilda Maria Gomes dos Santos.
Desde 2017, o programa já contemplou a participação de 583 estudantes.
Agência AL

Mais sobre:
Deixe seu comentário