REGIÃO

Consultorias do Sebrae/SC impulsionam produtividade e qualidade do gado de corte

Consultorias do Sebrae/SC impulsionam produtividade e qualidade do gado de corte
Divulgação Sebrae

Na porteira das propriedades de São Miguel do Oeste, Itapiranga, Palmitos, Caibi e Cunha Porã um novo ciclo inicia. Após meses de consultorias tecnológicas e de gestão promovidas pelo Sebrae/SC, os produtores vinculados ao Frigorífico Montebelo, em Palmitos, concluíram uma capacitação que uniu tecnologia, genética, gestão e estratégia rumo ao objetivo de elevar o padrão de qualidade do gado de corte e a rentabilidade das propriedades, reposicionando a região no mapa da produção.

De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no Extremo Oeste, Udo Martin Trennepohl, as capacitações, iniciadas em março e desenvolvidas ao longo do ano, foram proporcionadas pelo Sebrae/SC em parceria com o Instituto de Desenvolvimento FAI e conduzidas por consultores de referência nacional e internacional na pecuária de corte. "O objetivo foi qualificar os sistemas produtivos das propriedades, elevar o padrão dos animais destinados ao frigorífico e preparar os produtores para atender às exigências do mercado premium de proteína animal", destacou.

A iniciativa trouxe ao território catarinense profissionais do Mato Grosso, especialistas em genética, manejo, nutrição, recria e terminação, reconhecidos por pesquisas e trabalhos desenvolvidos junto à Universidade Federal de São Paulo e outras instituições de excelência. Essa equipe apresentou metodologias avançadas aplicadas nas regiões mais competitivas do país, permitindo que os produtores locais tivessem acesso a um conteúdo técnico de alto nível e adaptado à realidade regional.

O grupo de consultores integra à Silveira Consultoria Tecnológica, sediada em Cuiabá (MT). Parte desses profissionais esteve recentemente em São Miguel do Oeste para conduzir atividades práticas na Fazenda do Magrão, propriedade integrante do projeto. O local foi escolhido para sediar o encerramento do ciclo justamente por contar com estrutura ampla e por ter aplicado de forma completa as recomendações da consultoria, registrando ganhos expressivos de produtividade. Em fevereiro de 2026, está prevista uma missão técnica a Cuiabá, onde os produtores participantes poderão conheceras tecnologias desenvolvidas pela equipe da consultoria.

"O foco principal foi aperfeiçoar todos os processos que determinam a qualidade da carne, desde a cria e recria até a terminação, passando por manejo, cruzamentos, protocolos sanitários e genética. A orientação técnica reforçou que, quando se produz um animal de elevado padrão, toda a cadeia ganha: o frigorífico alcança um produto diferenciado, o produtor aumenta sua rentabilidade e o mercado regional se fortalece. A iniciativa foi desenvolvida com produtores integrados à marca Unialva, linha de carnes do Frigorífico Montebelo, que busca ampliar a oferta de carne bovina, suína e ovina com atributos superiores de qualidade e padronização", enfatizou Trennepohl.

As consultorias proporcionadas pelo Sebrae/SC seguiram um cronograma robusto de formação, combinando encontros presenciais, aulas on-line, diagnósticos individualizados, análises de desempenho e visitas técnicas em propriedades-modelo. Durante o ano, os produtores trabalharam conteúdos voltados à gestão de pessoas e processos, planejamento estratégico das propriedades, estratégias nutricionais para o inverno, recria intensiva, manejo de pastagens, terminação em confinamento e terminação intensiva a pasto, além de orientações sobre mercado futuro, formação de parcerias e oportunidades de negócio.

O ciclo encerrou recentemente em São Miguel do Oeste com uma visita técnica a um confinamento e a uma fazenda de cria que se destacam pela alta produtividade, eficiência e rentabilidade, consolidando na prática os conceitos trabalhados durante a consultoria.

“O programa recebeu o nome ‘O Boi que Deixa Dinheiro’ justamente para reforçar o propósito principal: tornar a pecuária de corte uma atividade altamente rentável para o produtor. A proposta é romper com modelos tradicionais de baixa produtividade, incentivar o uso de tecnologias de manejo e gestão e ampliar o ganho de peso por animal, garantindo melhor desempenho econômico e maior competitividade para a região. Essa visão se alinha ao compromisso do Sebrae/SC de fortalecer cadeias produtivas estratégicas e apoiar pequenos e médios produtores na construção de processos mais eficientes e sustentáveis”, complementou Trennepohl.

Com a conclusão do ciclo de consultorias promovido pelo Sebrae/SC, o Frigorífico Montebelo e seus produtores ingressam em uma nova etapa, marcada por maior preparo técnico, visão estratégica e capacidade ampliada de entregar ao mercado carne de qualidade superior. O Sebrae/SC reforça seu compromisso com o desenvolvimento da cadeia da carne no Oeste catarinense e já avalia novas ações de acompanhamento e expansão do programa, garantindo continuidade ao trabalho e fortalecendo ainda mais a competitividade do setor na região.



SOBRE O SEBRAE/SC

O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.                          




Ascom Sebrae/SC - MB Comunicações       

Consultorias do Sebrae/SC impulsionam produtividade e qualidade do gado de corte Anterior

Consultorias do Sebrae/SC impulsionam produtividade e qualidade do gado de corte

Polícia Militar cumpre mandado de prisão na região Próximo

Polícia Militar cumpre mandado de prisão na região

Deixe seu comentário