SÃO MIGUEL DO OESTE

Conferência reúne jovens parlamentares e vereadores mirins

Conferência reúne jovens parlamentares e vereadores mirins
Folha do Oeste

A segurança escolar tem sido o tema central das Conferências Regionais de Vereadores Mirins organizadas pela Escola do Legislativo da Alesc. As conferências reúnem os jovens parlamentares e vereadores mirins de Câmaras Municipais que desenvolvem este programa e têm parceria com a Escola da Assembleia Legislativa.
Nesta semana, as conferências ocorreram em cidades do Oeste. Na segunda-feira, dia 30, foi realizada a Conferência Vereador Mirim na Câmara Municipal de São Miguel do Oeste. No evento, do Programa Vereador Mirim da Escola do Legislativo, participaram jovens parlamentares e vereadores mirins dos municípios de Anchieta, Bandeirante, Guarujá do Sul, Itapiranga, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, e Tunapólis.
A programação contou com a palestra ‘Cidadania e paz nas escolas: conhecendo o Projeto Integra’. Em seguida, foi promovida a palestra ‘Cuidando uns dos outros: como construir uma cultura de paz na escola?’. No período da tarde também foram realizadas oficinas com as seguintes temáticas: Construindo uma cultura de paz na escola – Como identificar e enfrentar o bullying e cyberbullying; Como estimular a participação estudantil e a resolução de conflitos; Como identificar e evitar a discriminação e preconceito; Como identificar problemas ligados a saúde mental.
Debater a segurança escolar é inovação sugerida pelo deputado Mauro De Nadal (MDB), que preside a Escola do Legislativo. “Nossa ideia é mostrar que uma escola acolhedora, sem discriminações e preconceitos contribui com a saúde mental do ambiente, e isso é uma responsabilidade que precisa ser compartilhada, pois os benefícios são para toda a comunidade”, destaca.
Conforme a coordenadora do Programa Parlamento Jovem em São Miguel do Oeste, vereadora Silvia Kuhn, a conferência que a Escola do Legislativo está oportunizando traz em debate temas bem importantes para o momento que se está vivendo, que é cidadania e paz nas escolas, conhecendo o projeto Integra. “Penso que estamos com dificuldade sobre a questão da paz nas famílias, nas unidades escolares, no setor onde trabalhamos, na comunidade. (...) E nós precisamos trabalhar novamente a cultura da paz, valorizar aquele conhecimento que a gente recebeu da família em relação aos valores. Sempre reforço a importância de se preservar isso”, salienta.
Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Alexandre Lencina Fagundes, o tema segurança nas escolas, a paz e a cidadania, foi um tema que o Parlamento, ano passado, desenvolveu de maneira bastante intensa, com mais de 40 entidades da sociedade. “Os parlamentares se envolveram, construíram junto com toda a sociedade catarinense um referencial de segurança nas escolas, e nós entendemos no final dessa trajetória de quase um ano, que a violência nas escolas está intimamente ligada com uma nova cultura, que é de cidadania e paz”, pontuou, ressaltando que foram esses os temas escolhidos para serem abordados nos encontros. “Nada mais justo do que discutir isso com vocês, porque é vocês que vivem essa realidade, então é vocês que também vão ajudar a construir esse novo futuro que a gente espera, a gente não quer mais ver em SC episódios violentos dentro de unidades escolares”, reforçou aos jovens presentes.
A vereadora ainda ressalta que os jovens parlamentares receberão materiais e socializarão nas unidades escolares sobre os temas abordados na conferência, com isso também estarão fortalecendo suas lideranças.

SAIBA MAIS

 
O encontro promovido nesta semana reuniu jovens parlamentares que se elegeram neste ano, trata-se da primeira capacitação que receberam por meio da Escola do Legislativo. Durante o andamento do mandato serão promovidas novas capacitações aos jovens, e em dezembro os jovens representantes da sociedade vão participar da conferência estadual.

Etapa Seletiva Regional de São Miguel do Oeste será nesta quarta Anterior

Etapa Seletiva Regional de São Miguel do Oeste será nesta quarta

Comercialização de estandes será aberta para novo grupo Próximo

Comercialização de estandes será aberta para novo grupo

Deixe seu comentário