Desfile Cívico terá 80 entidades participantes em São Miguel do Oeste |
Conferência reúne jovens parlamentares e vereadores mirins

A segurança escolar tem sido o tema central das Conferências Regionais de Vereadores Mirins organizadas pela Escola do Legislativo da Alesc. As conferências reúnem os jovens parlamentares e vereadores mirins de Câmaras Municipais que desenvolvem este programa e têm parceria com a Escola da Assembleia Legislativa.
Nesta semana, as conferências ocorreram em cidades do Oeste. Na segunda-feira, dia 30, foi realizada a Conferência Vereador Mirim na Câmara Municipal de São Miguel do Oeste. No evento, do Programa Vereador Mirim da Escola do Legislativo, participaram jovens parlamentares e vereadores mirins dos municípios de Anchieta, Bandeirante, Guarujá do Sul, Itapiranga, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, e Tunapólis.
A programação contou com a palestra ‘Cidadania e paz nas escolas: conhecendo o Projeto Integra’. Em seguida, foi promovida a palestra ‘Cuidando uns dos outros: como construir uma cultura de paz na escola?’. No período da tarde também foram realizadas oficinas com as seguintes temáticas: Construindo uma cultura de paz na escola – Como identificar e enfrentar o bullying e cyberbullying; Como estimular a participação estudantil e a resolução de conflitos; Como identificar e evitar a discriminação e preconceito; Como identificar problemas ligados a saúde mental.
Debater a segurança escolar é inovação sugerida pelo deputado Mauro De Nadal (MDB), que preside a Escola do Legislativo. “Nossa ideia é mostrar que uma escola acolhedora, sem discriminações e preconceitos contribui com a saúde mental do ambiente, e isso é uma responsabilidade que precisa ser compartilhada, pois os benefícios são para toda a comunidade”, destaca.
Conforme a coordenadora do Programa Parlamento Jovem em São Miguel do Oeste, vereadora Silvia Kuhn, a conferência que a Escola do Legislativo está oportunizando traz em debate temas bem importantes para o momento que se está vivendo, que é cidadania e paz nas escolas, conhecendo o projeto Integra. “Penso que estamos com dificuldade sobre a questão da paz nas famílias, nas unidades escolares, no setor onde trabalhamos, na comunidade. (...) E nós precisamos trabalhar novamente a cultura da paz, valorizar aquele conhecimento que a gente recebeu da família em relação aos valores. Sempre reforço a importância de se preservar isso”, salienta.
Segundo o diretor da Escola do Legislativo, Alexandre Lencina Fagundes, o tema segurança nas escolas, a paz e a cidadania, foi um tema que o Parlamento, ano passado, desenvolveu de maneira bastante intensa, com mais de 40 entidades da sociedade. “Os parlamentares se envolveram, construíram junto com toda a sociedade catarinense um referencial de segurança nas escolas, e nós entendemos no final dessa trajetória de quase um ano, que a violência nas escolas está intimamente ligada com uma nova cultura, que é de cidadania e paz”, pontuou, ressaltando que foram esses os temas escolhidos para serem abordados nos encontros. “Nada mais justo do que discutir isso com vocês, porque é vocês que vivem essa realidade, então é vocês que também vão ajudar a construir esse novo futuro que a gente espera, a gente não quer mais ver em SC episódios violentos dentro de unidades escolares”, reforçou aos jovens presentes.
A vereadora ainda ressalta que os jovens parlamentares receberão materiais e socializarão nas unidades escolares sobre os temas abordados na conferência, com isso também estarão fortalecendo suas lideranças.
SAIBA MAIS
O encontro promovido nesta semana reuniu jovens parlamentares que se elegeram neste ano, trata-se da primeira capacitação que receberam por meio da Escola do Legislativo. Durante o andamento do mandato serão promovidas novas capacitações aos jovens, e em dezembro os jovens representantes da sociedade vão participar da conferência estadual.


















Mais sobre:
Deixe seu comentário