SANTA CATARINA

Comitê de gerenciamento de crise atualiza situação

Comitê de gerenciamento de crise atualiza situação

O comitê de gerenciamento de crise, coordenado pelo governo do Estado, apresentou na manhã desta segunda-feira (28) um balanço atualizado dos reflexos da paralisação de caminhoneiros em Santa Catarina. Durante o domingo, com as manifestações de apoio da população na maioria dos municípios catarinenses, aumentou para 174 os pontos de concentração de grevistas. Já na manhã desta segunda-feira, dia 28, este número havia baixado para 134 pontos.

Conforme o secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, houve avanço na prestação de serviços essenciais, em áreas prioritárias, como o abastecimento de aeroportos. Ele destaca que o diálogo tem sido constante com os grevistas, o que tem possibilitado manter atividades importantes em funcionamento. 

A falta de combustíveis não tem afetado o trabalho da Polícia. É o que aponta o secretário de Segurança Pública do Estado, Alceu de Oliveira Júnior. Os índices de criminalidade têm se mantido na mesma tendência de queda, verificada antes das paralisações, diz o Secretário. A Polícia Militar continua realizando escoltas para comboios que transportam matéria-prima para a alimentação de animais, principalmente na região oeste. 

Rede de Ensino 

Nesta segunda-feira (28) das 1073 escolas da rede estadual de ensino, 89 estão com as aulas suspensas, representando cerca de 7% das unidades. A suspensão se deu em razão da impossibilidade de realizar transporte escolar. Os educandários afetados pelo cancelamento das aulas estão distribuídos em cinco regionais: Criciúma, Itajaí, Grande Florianópolis, Mafra/São Bento do Sul e Lajes. Nas escolas onde as aulas foram mantidas, há um cardápio adaptado para a alimentação dos alunos. 

Situação de emergência 

O secretário estadual da Defesa Civil alerta que não há previsibilidade legal para a decretação de situação de emergência nos municípios. A medida, diz ele, é desnecessária, uma vez que não está prevista no Código Brasileiro de Desastres. O foco nesse momento é a manutenção da ordem pública, aponta Moratelli. 

Pronunciamento do presidente Temer 

Ainda não é possível avaliar com exatidão a repercussão das propostas apresentadas pelo presidente Michel Temer durante pronunciamento no domingo à noite (27). Segundo Moratelli, são demandas federais, e os pleitos não são decididos de maneira regionalizada, mas a partir de uma decisão nacional do movimento grevista. O secretário explica que durante a tarde desta segunda-feira (28) uma nova avaliação será feita sobre a situação em Santa Catarina. 


Comitê de gerenciamento de crise atualiza situação Anterior

Comitê de gerenciamento de crise atualiza situação

Hospital Regional cancela cirurgias eletivas Próximo

Hospital Regional cancela cirurgias eletivas

Deixe seu comentário