Inadimplência em Santa Catarina bate recorde e supera média nacional |
Comércio varejista de SC cresce 6,3% e triplica média nacional
As vendas do comércio varejista catarinense seguem em alta e registraram crescimento de 6,3% entre janeiro e julho deste ano, quase o triplo da média nacional, que ficou em 1,7%. Com esse resultado, Santa Catarina ocupa a segunda posição no ranking nacional, atrás apenas do Amapá (7,9%), segundo dados do IBGE divulgados nesta quinta-feira (11).
Segmentos que puxam o crescimento
Oito dos 11 setores analisados registraram resultados positivos no estado. Os destaques ficam para:
Artigos de uso pessoal e doméstico: +13,7%
Hipermercados e supermercados: +7,8%
Artigos farmacêuticos, de perfumaria e cosméticos: +5,5%
Tecidos, vestuário e calçados: +5,1%
Combustíveis e lubrificantes: +3,7%
Já o comércio varejista ampliado mostra alta de 9,6% em materiais de construção e leve crescimento de 0,3% em veículos, motos e peças, apesar da retração nos atacados (-3,9%).
Renda e emprego impulsionam as vendas
De acordo com o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o bom desempenho está ligado à força do mercado de trabalho catarinense.
“Santa Catarina tem o quarto maior rendimento médio do país e a menor taxa de desemprego. Isso significa que o trabalhador catarinense, em grande parte, está empregado e com um salário que permite comprar. Portanto, esse cenário positivo faz a economia girar e cria novas oportunidades, beneficiando todo o estado”, destacou.
Segmentos com retração
Alguns setores ainda enfrentam queda nas vendas, como o de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-7,1%) e o de eletrodomésticos (-0,7%).
Leia também: Santa Catarina bate recorde e já supera número de turistas estrangeiros de 2024
Mais sobre:
Deixe seu comentário