Carneiro hidráulico alia simplicidade e eficiência à agricultura

Carneiro hidráulico alia  simplicidade e eficiência à agricultura
Folha do Oeste - Extensionista da Epagri, Carlos Paganini ajusta o carneiro hidráulico na propriedade dos Schwab

Centenas de propriedades agrícolas da região já aderiram ao equipamento alternativo de baixo custo utilizado para bombear água

Nesta semana, um evento demonstrativo, realizado na propriedade do agricultor Valmor Cristiano Schwab, de linha Índio, interior de Guaraciaba, apresentou, para dezenas de alunos e alguns professores das escolas de Educação Básica Sara Castelhano Kleinkauf e Casa Familiar Rural, o funcionamento prático de um carneiro hidráulico.

“O carneiro hidráulico trata-se de um equipamento alternativo para bombear água e é muito indicado para propriedades rurais, principalmente pela praticidade e pelo baixo custo”, destaca o extensionista da Epagri de Paraíso, Carlos Antonio Paganini.

Conforme explica ele, o equipamento funciona com um mecanismo que usa diferenças de pressão para bombear água. Como não precisa de uma fonte de energia elétrica ou qualquer tipo de combustível fóssil, o carneiro pode funcionar já a partir do momento da instalação, desde que seja expressivo o volume da água corrente.

“Geralmente, este equipamento é utilizado para irrigação na agricultura, tanto de vegetais, plantas frutíferas ou outros, e mesmo para encher reservatórios que garantem água para os animais nas pastagens”, completa.

ALTERNATIVA

O jovem agricultor Valmor, juntamente com a esposa Mabile Sevald e a mãe Ilse Schwab, tem no trabalho com gado leiteiro a principal garantia de renda familiar. Ao todo, são 21 vacas das raças Jersey e Holandesa, e, destas, 16 estão em lactação. “Conheci melhor o sistema do carneiro hidráulico no Show Agrícola em Palma Sola”, conta Valmor. “Então decidi montar esse sistema aqui na propriedade, pelo fato de já termos tido alguns problemas quanto ao abastecimento de água dos animais”.

Conforme o agricultor, que recebeu apoio técnico da Epagri, a instalação do carneiro, incluindo o gasto com a aquisição das válvulas e das mangueiras, ficou orçado em cerca de R$ 300,00. “O valor varia conforme a metragem das mangas a serem utilizadas”, completa ele, destacando que com o funcionamento do carneiro hidráulico deve ser suprida a necessidade de água nos 25 piquetes de gado que devem ser montados na propriedade. A distância entre a fonte de onde o carneiro hidráulico bombeará água até o reservatório, que garantirá o abastecimento aos piquetes, segundo Valmor, é de cerca de 115 metros, percurso este marcado por certa inclinação de terreno, o que, no caso, não chega a ser um problema para o carneiro, que garante do mesmo jeito o envio de água da fonte até o reservatório.

“O carneiro é um equipamento de mais de 100 anos de existência. Também é conhecido como bomba de aríete hidráulico”, explica Paganini. Segundo ele, o golpe de aríete, inclusive, é a principal força que garante o funcionamento do carneiro. “O golpe de aríete é justamente a variação de pressão decorrente de variações da vazão, causadas por alguma perturbação que se imponha ao fluxo da água em condutos. Neste caso, acontece durante a operação de abertura ou fechamento de válvulas”, completa o extensionista.

A manutenção do equipamento, conforme o extensionista, é praticamente inexistente. “Na região, já temos centenas de propriedades que instalaram esse sistema, justamente pela funcionalidade e pelo baixo custo. Além disso, a manutenção praticamente não existe; o que pode acontecer é a cada dois ou três anos ter de trocar uma outra válvula devido aos desgastes”.

AULA PRÁTICA

Durante a atividade de campo, os estudantes presentes acompanhavam as explicações sobre o equipamento e podiam ainda conferir de perto algumas dos princípios físicos responsáveis pelo funcionamento do carneiro hidráulico. “Estamos estudando com os alunos do Ensino Médio integrado ao técnico em Agronegócios sobre hidrostática, que envolve questões sobre pressão e densidade, mecanismos estes presentes no funcionamento deste equipamento”, disse o professor de Física da E.E.B Sara Castelhano Kleinkauf, João Baptistella.

Já o professor de Geografia e monitor da Casa Familiar Rural, Alexandre Eckert, destaca que, por meio do acompanhamento do evento demonstrativo do carneiro hidráulico, os alunos puderam também verificar novas medidas de aproveitamento dos recursos hídricos. “Nessa semana, voltamos os estudos para questões relacionadas à água, seu valor para a agricultura e a importância de se aproveitá-la sem degradar o meio ambiente, e esse sistema, além de prático, eficiente e barato, também colabora no sentido ambiental”.

Anterior

Câmara de Dirigentes Lojistas realiza sorteio da promoção do Dia das Mães

Partidos da situação de Paraíso rejeitam requerimento de informação sobre ponte Próximo

Partidos da situação de Paraíso rejeitam requerimento de informação sobre ponte

Deixe seu comentário