Audiência Pública prevê regulamentar participação de atletas de outros estados nos Jasc |
BPFron apresenta balanço de apreensões

A Operação MEROM, deflagrada pelo Batalhão de Polícia de Fronteira e realizada de 21 de setembro até a presente data, resultou em diversas apreensões. Em aproximadamente 190 horas de operação, foram registradas 76 ocorrências com ilicitudes, média de uma ocorrência de peso a cada duas horas e meia de ação dos policiais.
As ações foram desenvolvidas na extensão da área de atuação do Batalhão, contemplando os 139 municípios da região Oeste e Sudoeste do Estado, com atuação integrada dos órgãos de segurança e fiscalização. Participaram da Operação MEROM o G.O.A - Grupo de Operações Aéreas da Polícia Civil, a Receita Federal, a Força Nacional e a Polícia Rodoviária Federal.
As ações do Batalhão de Polícia de Fronteira foram desenvolvidas com patrulhamento aquático através do Pelotão C.O.B.R.A. - Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática do BPFron, em toda a extensão do lago de Itaipu. Por terra houve atuação da R.O.C.A.M. - Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas, do Pelotão de Operações com Cães, além do efetivo das três companhias do Batalhão em ação coordenada e controlada pelo CICCM - Centro Integrado de Comando E Controle Móvel.
Um dos resultados da integração do BPFron com os órgãos de segurança e fiscalização se demonstrou em ocorrência de furto de veículo. Furtado em Maringá - PR, o veículo Hilux de cor preto, sem seguro, foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal, com apoio do CICCM do BPFron.
Segundo o estudo 'A lógica Econômica do Contrabando', realizado pelo IDESF (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras), 90% dos veículos apreendidos com contrabando são veículos roubados. Dados levantados pelo Idesf também demonstram que o montante arrecadado em Imposto de Importação (II) e Imposto de Produtos Industrializados (IPI) nos meses de operações das polícias de fronteira é significativamente maior do que a média mensal recolhida em períodos nos quais essas operações não acontecem.
As ações da Operação MEROM buscaram coibir e reprimir os delitos transfronteiriços, prática comum na faixa de fronteira, rota de escoamento de armas, drogas e contrabando.
Por volta das 14h de quinta-feira, dia 27, durante a Operação MEROM, uma troca de tiros foi registrada pelo Batalhão. Policiais Militares do BPFron - Batalhão de Polícia de Fronteira realizavam acompanhamento tático a veículos que se evadiram de abordagem policial. Na ocasião, os veículos se evadiram em direção a uma estrada Rural que liga o centro de Marechal Cândido Rondon - PR ao distrito de Margarida. Na ocasião, indivíduos realizavam transporte de uma carga de cigarros de origem paraguaia em um veículo Gol de cor branca. Um veículo GM Vectra também foi identificado como participante da ação. Os ocupantes do veículo Gol abandonaram o veículo carregado de cigarros contrabandeados do Paraguai e confrontaram a tiros os policiais militares do BPFron, os quais revidaram e vieram a conter um dos envolvidos, o qual foi socorrido por equipe do SIATE e encaminhado ao Hospital para atendimento, permanecendo desde então sob escolta policial.
Diante da ação policial, demais equipes do BPFron que realizavam patrulhamento em apoio aos policiais, realizaram uma ação coordenada de cerco policial, logrando êxito em localizar o veículo GM/Vectra bem como em realizar a detenção de dois indivíduos do sexo masculino, e a identificação de duas mulheres. Os indivíduos do sexo masculino foram reconhecidos pelos policiais do BPFron como integrantes da ação delituosa.
Todos os envolvidos, bem como os veículos e o contrabando foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal de Guaíra -PR, a fim de serem apresentados para os procedimentos cabíveis, bem como um IPM está sendo aberto para apurar o caso.
Seguem os resultados das apreensões da Operação MEROM do Batalhão de Polícia de Fronteira, desde 21 de setembro até hoje:
? 606 volumes de contrabando
? 370 sacos de veneno agrícola
? 150 pacotes de cigarro
? 123 pneus
? 1 espingarda
? 1 revolver
? 10 munições
? 5 veículos recuperados
? 3 veículos apreendidos
Os cigarros da ocorrência registrada na tarde de hoje ainda não foram contabilizados.





Mais sobre:
Deixe seu comentário