Aterro sanitário é inaugurado em Iporã do Oeste
Empresa responsável pela destinação já atua há 10 anos no município e região
Na terça-feira, dia 31, a empresa Serni Reciclagem Seletiva inaugurou o espaço para disposição final de resíduos. Localizado no interior do município de Iporã do Oeste, mais precisamente na linha São Lourenço, o aterro foi planejado para atender as cinco cidades que compõem a SDR de Itapiranga, sendo elas Iporã do Oeste, Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste e Santa Helena. No evento, estiveram presentes os prefeitos, os vices e os secretários destes municípios.
De acordo com o dono da empresa, Sérgio Mallmann, o espaço atenderá a região por 25 anos. “Este aterro sanitário foi projetado para armazenar os rejeitos, orgânicos, plásticos, calçados, as roupas e outros materiais impossíveis de serem reaproveitados, durante os próximos anos. Este tempo já foi calculado prevendo o crescimento dos municípios. Agora, com a coleta seletiva implantada na região, a vida útil do aterro será elevada, pois uma quantidade maior de resíduos poderá ser aproveitada”, explica. Com a coleta seletiva, aproximadamente 80% do que é recolhido pode ser reutilizado. No Brasil, a reciclagem é de apenas 13%.
De acordo com o prefeito de Iporã do Oeste, Adélio Marx, que esteve presente no ato de entrega das licenças ambientais pela Fatma (Fundação do meio Ambiente), o fato do terreno estar mais afastado do centro urbano e estar rodeado de árvores facilitaram a liberação para a atividade. Marx comenta que, como forma de apoio, máquinas trabalharam gratuitamente. “Alguns serviços específicos foram contratados por empresas particulares. Mas, o que a prefeitura pôde fazer foi tudo realizado como incentivo. Apoiamos muito a Serni”, afirma.
Para Sérgio, há aproximadamente 10 anos existiam muitos lixões a céu aberto. A busca por esta responsabilidade ambiental motivou a atividade, sendo uma empresa sustentável e ao mesmo tempo participativa, pelos cuidados com o meio ambiente. “Nossa empresa trabalha com responsabilidade social e ambiental, garantindo sua sustentabilidade e também contribuindo com a sustentabilidade de outras empresas”, diz. Marx enaltece o serviço realizado pela empresa e afirma que há projetos para necessidades futuras. “Parabenizamos a família da Serni. Somos parceiros para incentivar esta empresa. Estamos com o projeto pronto para quando for solicitada a instalação da energia trifásica. O projeto, que custou em torno de R$ 30 mil, será custeado pelo município como forma de apoio”, assegura.
Mais sobre:









Deixe seu comentário