REGIÃO

Assinado aditivo para início do atendimento oncológico

Assinado aditivo para início do atendimento oncológico
Fotos Folha do Oeste

Durante reunião realizada nesta sexta-feira, dia 3, em Florianópolis, o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, e o presidente do Instituto Santé, Tércio Egon Paulo Kasten, confirmaram que o serviço oncológico inicia em agosto no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. Na oportunidade, o presidente da entidade que administra o Hospital, assinou o aditivo do contrato. Um ato oficial está previsto para a próxima quinta-feira, dia 9, com a presença do governador Eduardo Pinho Moreira, para formalizar o início das atividades.

O diretor geral do Hospital, Jeferson Gomes, destaca que os critérios de encaminhamento e de prioridades serão técnicos e definidos pelo Sistema de Regulação do Ministério da Saúde, que permite o controle do serviço via Sistema Único de Saúde. "Isso já acontece nas demais unidades que atendem pelo SUS, sendo que todo paciente deve procurar primeiramente a Saúde do seu município para que esta encaminhe à oncologia", ressalta.

A gerente de enfermagem, Márcia Dreher, explica ainda que em SMOeste, está sendo implantada uma Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) que prestará os serviços de cirurgias, quimioterapia/infusões, consultas ambulatoriais, ultrassonografia, endoscopias, colono/reto e anátomo patológico.

"Serão atendidos pacientes novos, adultos e que não tenham recebido nenhum tratamento para a doença", destaca. Os pacientes com câncer tipo leucemia, infantil e que necessitam de radioterapia, bem como os que já estão em tratamento, permanecem em suas unidades de referência. 


Passo a passo

O atendimento oncológico é novo na região e está gerando dúvidas. Confira como vai funcionar o serviço em São Miguel do Oeste.

1 - Diagnóstico

O paciente vai realizar as primeiras consultas e exames diretamente com a Saúde do seu município. A biópsia positiva é um dos critérios para o encaminhamento ao setor de oncologia do Hospital Regional.

2 - Triagem

Levantada a hipótese diagnóstica, as Secretarias de Saúde enviam as documentações e exames do paciente para uma triagem clínica feita pelo médico oncologista do Hospital Regional. Os casos serão avaliados, definindo as especialidades Clínica e Cirúrgica.

3 - Cadastro do SISREG

Feita a triagem, o serviço de oncologia entra em contato com as Secretarias de Saúde, enviando a classificação do paciente e o histórico da avaliação médica primária. Com critérios preenchidos, o município cadastra o paciente no SISREG (Sistema Nacional de Regulação). Caso os critérios não sejam preenchidos por falta de dados, é encaminhado ao município com orientações para complementar a investigação.

4 - Consulta

A Regulação (SISREG) enviará uma lista com os pacientes agendados para a Gerência de Serviço de Oncologia (GSO), com as datas das consultas e as especialidades definidas entre: clínico e cirúrgico. O transporte do paciente é de responsabilidade das Secretarias de Saúde.

5 - Cirurgia/Quimioterapia

Após a consulta, poderá ser agendada a cirurgia (caso necessária) e/ou o início do tratamento de quimioterapia.


Lula é escolhido candidato do PT a presidente Anterior

Lula é escolhido candidato do PT a presidente

Banda de Corupá se apresenta em SMOeste Próximo

Banda de Corupá se apresenta em SMOeste

Deixe seu comentário