Últimos dias para inscrições em bolsas de estudo da Escola Sesi |
Aproveite as delícias de Páscoa

'Chocolate é gostoso e todos merecemos saboreá-lo, o importante é sabermos controlar seu consumo'
Ao falar da Páscoa é impossível não lembrar das tradicionais delícias deste período, como por exemplo, o chocolate. Mas, apesar de delicioso, é preciso ter cuidado nas escolhas e não exagerar no consumo deste docinho que é o queridinho desta data comemorativa.
De acordo com a nutricionista Tailine da Costa Corrêa Lima (CRN 10 4413), quando o assunto é chocolate, é importante ficar de olho nos rótulos, observar a quantidade de gordura saturada dos produtos, quanto menor o teor desta gordura, melhor. A quantidade de açúcar também convém ser observada. O melhor a ser escolhido é o chocolate amargo, entre 50 e 70% cacau, pois contém menor teor de açúcar e gordura. Em contrapartida, atenção ao chocolate branco, pois é composto quase exclusivamente de gordura e açúcar. Porém, se o chocolate ao leite é o seu preferido, não é necessário se abster, mas o recomendado é que a quantidade não ultrapasse a porção diária de 25g.
Segundo a profissional, o chocolate também tem seus benefícios, por ser um produto final do cacau, o chocolate é rico em flavonoides, que auxiliam no bom funcionamento do sistema cardiovascular, além de aumentar a liberação de serotonina, hormônio do bem-estar, e quanto mais amargo o chocolate, mais flavonoides. No entanto, o consumo de chocolate deve ser controlado, pois se for desregrado, principalmente na época da Páscoa, está relacionado ao surgimento de cáries, dislipidemias, alterações gastrointestinais, perda de sono e agitação por conter bastante cafeína. O alerta é da nutricionista Tailine.
CRIANÇAS PODEM CONSUMIR CHOCOLATE?
Conforme a especialista, os órgãos de saúde recomendam que não sejam oferecidos produtos que contenham açúcar a crianças de até dois anos. Neste caso, uma boa dica é presenteá-las com algo que não seja prejudicial a sua saúde. Já para as crianças maiores, a dica é controlar o consumo separando uma porção por dia, não deixando o doce disponível e evitando exageros. A orientação é para que sejam separadas porções de 10g em média, respeitando os horários das refeições e oferecendo muita água, frutas e verduras.
Também é importante lembrar das crianças alérgicas a proteína do leite e celíacas. "Fique de olho nos rótulos, prestando muita atenção na presença dos ingredientes alérgenos e de seus traços, para esses casos existem no mercado chocolates livres de leite e glúten, outra opção também são os produtos à base de alfarroba, ingrediente muito parecido com o cacau, porém mais adocicado", destaca Tailine.
CUIDADO COM O EXAGERO NA PÁSCOA
Mesmo sendo um período comemorativo, é muito importante respeitar os horários das refeições, evitar alimentos muito gordurosos e açucarados. Lembre-se, não vai ser a última refeição da sua vida, quanto maior o controle, maior a sensação de prazer em comer, pois não será sucedida pela culpa.
E se exagerar, intensifique os exercícios físicos, beba muita água, invista em muitas frutas e verduras. E, se o consumo desencadear desconfortos como diarreia, muito cuidado para não desidratar. Neste caso, hidrate-se com muita água, consuma alimentos leves e ricos em fibras.
'Terrorismo nutricional não é necessário! A Páscoa é apenas uma vez no ano, então não é necessário embrulhar um mamão ou abacate para presentear. Chocolate é gostoso e todos merecemos saboreá-lo, o importante é sabermos controlar seu consumo. Não é necessário consumir todo chocolate de uma só vez. Sentir o aroma, mastigar devagar e deixar o alimento derreter na boca são dicas para se satisfazer com pequenas quantidades", orienta a nutricionista Tailine Lima.

Mais sobre:
Deixe seu comentário