Apresentados dados do Giro da Safra e estimativa de produção
Com o objetivo de estimar a produtividade e avaliar a plantabilidade, além de desenvolver novas tecnologias e parâmetros para o processo de monitoramento da safra, o Sicoob SC/RS e a Epagri, com o apoio de parceiros, realizam a terceira edição do Giro da Safra. O projeto ocorre por meio do trabalho de campo, mas também com a utilização de ferramentas como o mapeamento da área cultivada por meio de imagens de satélite. Com isso, a ideia é gerar dados cada vez mais assertivos para o planejamento do setor agrícola no estado de Santa Catarina.
Durante as últimas semanas, equipes técnicas, alunos e profissionais das cooperativas e Epagri, estiveram a campo realizando o levantamento de dados para estimar a produtividade e a plantabilidade do milho, através de amostras representativas das lavouras nos municípios de Belmonte, Caibi, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Iporã do Oeste, Maravilha, Palma Sola, Palmitos, Pinhalzinho, São José do Cedro e Saudades. E os dados preliminares das atividades do Giro da Safra 2026 – Milho Grão – da região, foram apresentados na noite desta quinta-feira, dia 12, no Centro Cultural da Unoesc, em São Miguel do Oeste. A programação contou com a presença de lideranças, produtores, pesquisadores e convidados.
Durante a apresentação dos resultados, o extensionista e assistente de pesquisa Epagri/Cepa, Valmir Kretschmer, destacou pontos importantes desta iniciativa, como avaliar a produtividade do milho, com segurança na informação; medir a compactação do solo; e consolidar parcerias, por meio de pessoas dispostas a melhorar o agro na região.
Segundo o profissional, esta é a primeira etapa do Giro da Safra no Extremo Oeste, e haverá um segundo momento, na regional de São Miguel do Oeste, envolvendo os agricultores, técnicos, cooperativas e empresas privadas, para construir novas estratégias de trabalho com o milho grão. Será um momento para aprofundar as discussões dos resultados.
Kretschmer ainda pontuou em sua fala a metodologia aplicada no Giro da Safra, pesquisa feita em 13 municípios com maior representatividade de produção de milho grão. Conforme ele, foram mapeadas para a questão estatística 87 propriedades e já se tem dados oficiais de 70. Nos próximos dias será feita a colheita nas demais propriedades.
No evento, o assistente de pesquisa revelou que a estimativa gerada a partir das amostragens é de produtividade média de 200 sacas de milho por hectare no Extremo Oeste. Ele ainda lembrou que tratam-se de dados preliminares, pois nesta estimativa ainda não estão todas as propriedades, faltam 17 para gerar o gráfico finalístico.
Kretschmer salientou que depois de finalizado, o resultado será socializado. Além disso, há um compromisso de dar um retorno para as famílias envolvidas, que também receberão a informação de forma individual com a equipe do município.
Presente na programação, o presidente do Sicoob São Miguel, Edemar Fronchetti, ressaltou que o Giro da Safra é uma parceria de anos entre o Sicoob e a Epagri. “O Sistema Sicoob sempre participou, porque acreditamos piamente que tudo que se faz de pesquisa e estudos que venham melhorar a produtividade e amenizar intempéries, interferências da natureza no sistema produtivo, é muito útil, pois isso dá mais segurança para o produtor que vai plantar, que vai produzir, para que tenha ganhos com mais precisão, com mais garantias”, pontuou, salientando que o Giro da Safra é fundamental para auxiliar quem produz.
“Isso é ajudar a desenvolver a região, ajudar a ter mais ganho para as famílias, com uma boa safra”, citou, apontando ainda que amenizar intercorrências ou interferências da natureza através do conhecimento é fundamental. Segundo ele, os dados serão divulgados e quem vai fazer estudos para auxiliar o sistema produtivo vai ter esses números, pesquisas e resultados em mãos, para aplicar e melhorar a produtividade. Fronchetti ainda avaliou essa parceria com a Epagri e outras entidades como positiva e de grande importância para o setor produtivo.
O presidente da Epagri, Dirceu Leite, também acompanhou de perto a apresentação do Giro da Safra. Conforme ele, a Epagri trabalha muito com as previsões de mercado, e ter informação quanto mais cedo mais importante para estar subsidiando, tanto políticas públicas, como o setor produtivo. Segundo o presidente, trata-se de uma iniciativa importante para o planejamento.
“Nós somos o estado aonde a dependência externa de grãos é alta, nós consumimos muito mais do que produzimos. A medida que a gente consegue fazer eventos como esse, fazer estimativas de safra, visitar o produtor, além de testar as metodologias, se realmente estão trazendo a realidade, a gente também fornece informações muito relevantes de forma muito adiantada para o setor produtivo, para que ele possa se organizar”, acrescentou.
Em seu pronunciamento, a diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, Eliandra Mirlei Rossi, agradeceu os estudantes de Agronomia da Unoesc, que atuaram como pesquisadores, auxiliando na coleta de dados. Segundo ela, o evento se consolidou como um importante espaço de troca de conhecimentos, atualização técnica e aproximação entre produtores, empresas, técnicos, estudantes e universidade.
“Receber um evento desta relevância, reforça o nosso papel como universidade na formação e na construção de soluções para o setor produtivo, especialmente para o agronegócio, que é um dos pilares econômicos da região do Oeste catarinense”, citou. Eliandra ainda destacou a satisfação da universidade pela escolha do Curso de Agronomia da Unoesc como referência para a coleta de dados do Giro da Safra, escolha que demonstra a confiança, a credibilidade e a excelência que o curso conquistou ao longo de seus 20 anos.
“O Giro da Safra se insere plenamente na missão institucional da Unoesc, ao promover atualização tecnológica, troca de experiências, discussão de cenários e fortalecimento as redes de cooperação, elementos fundamentais para enfrentar os desafios atuais da produção agrícola, como a sustentabilidade, a eficiência produtiva, a gestão de riscos e as mudanças climáticas”, pontuou.
Representando os prefeitos da região, o prefeito de São Miguel do Oeste, Edenilson Zanardi, reforçou a importância da produção milho, do agronegócio, e da pesquisa.
PROGRAMAÇÃO
Após a apresentação dos dados, os participantes acompanharam a palestra “Como as práticas conservacionistas interferem na sustentabilidade dos sistemas produtivos”, ministrada pelo pesquisador Júlio César Ramos da Epagri/Cepaf, de Chapecó, com a participação de Zolmir Frizzo, extensionista da Epagri de Descanso, e mediação do engenheiro agrônomo Clístenes Guadagnin.
SAIBA MAIS
Esta edição do Giro da Safra é uma grande parceria entre as cooperativas Sicoob Central SC/RS, Sicoob São Miguel, Sicoob Credial, Sicoob Creditaipu, Sicoob Oestecredi, e Epagri, com o apoio da Unoesc, Cedup, Afubra, Alfa, Auriverde, Cooper A1, Cooper Itaipu, e Sicoob Corretora de Seguros.
Mais sobre:









Deixe seu comentário