ESTACIONAMENTO ROTATIVO

Após uma semana, avaliação é positiva

Após uma semana, avaliação é positiva

O estacionamento rotativo em São Miguel do Oeste foi implantado na última segunda-feira, dia 11, mas a população teve mais uma semana para se adaptar, portanto, o estacionamento pago passou a valer apenas na segunda-feira, dia 25.

No município, o cenário mudou, e as ruas do centro passaram a ficar mais vazias enquanto outras que antes eram quase desertas passaram a ser mais ocupadas por veículos, motos e caminhões.

Além do estacionamento rotativo, passou a valer também na última segunda-feira, dia 11, o tráfego nas vias de mão-única. As novidades agradaram alguns, desagradaram outros, portanto, a equipe do Folha do Oeste realizou enquetes nas redes sociais e entrevistou lideranças de São Miguel do Oeste para avaliar os primeiros dias de funcionamento do estacionamento pago.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, Cláudio Barp, os vereadores têm ouvido os comerciantes, entidades, autoridades e também estão atentos às redes sociais a respeito do funcionamento do estacionamento rotativo. "É um período de adaptação e no decorrer do tempo será preciso ser visto se a população vai assimilar isso e se vai fluir normalmente ou se será preciso fazer mudanças. Mas existem alguns transtornos, eu costumo dizer que toda mudança gera conflitos, então estamos vivendo este período de conflito entre aquilo que existia e aquilo que existe agora", avalia.

Barp salienta que a Câmara está à disposição do Poder Executivo, bem como da população para auxiliar neste processo de adaptação. "A Câmara está à disposição, colocamos a nossa assessoria jurídica também à disposição. Eu tenho certeza que todos os vereadores vão sentar e encontrar juntos um caminho melhor entre a população, administração e o Legislativo. Os vereadores já fizeram algumas observações, então estamos fazendo algumas indicações, que são sugestões para a Administração", comenta.

A presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de São Miguel do Oeste, Solani Balbinot, conta que também tem ouvido os lojistas para ver os reflexos destas mudanças no trânsito da cidade. "Tem várias opiniões, favoráveis, desfavoráveis, mas há mais reclamações sobre a mão-única do que sobre o estacionamento rotativo", observa.

Segundo ela, foram muitos os empresários que elogiaram a iniciativa, pois agora há vagas para que os seus clientes possam estacionar.

Na opinião de Solani, as mudanças também trouxeram outras alternativas para comércio. Durante a semana, foi possível perceber que inúmeras lojas, agora, oferecem como vantagem o pagamento do estacionamento rotativo do cliente na hora da compra. "Estas são alternativas que temos que buscar, antes, umas das grandes reclamações era de que não haviam vagas para estacionar. Agora por R$ 2, a pessoa pode ficar comprando por uma hora. E ainda há aqueles que dizem que preferem pagar do que não ter um lugar para estacionar", destaca.

Ainda como opção para quem quer comprar sem gastar, a presidente relembra que há os dois primeiros sábados do mês, onde o comércio abre à tarde, e aos sábados, no turno vespertino não há cobrança de estacionamento.

Para o secretário adjunto de Planejamento e diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Jeferson Dias, a avaliação desde a implantação é positiva. "Do ponto de vista da Administração Municipal, o rotativo foi bem implantado, houve uma boa aceitação por parte da população, os comerciantes agora conseguem constatar que aquele problema antigo que nós tínhamos que era a falta de vagas, hoje não temos mais. Agora existem as vagas para os clientes, para as pessoas que vêm de outras cidades comprar em SMOeste ou buscar algum tipo de serviço, seja na área de educação ou na área de saúde, agora possuem a oportunidade de estacionar na frente do estabelecimento. O estacionamento rotativo oportunizou o compartilhamento das vagas", declara.

Sobre as indicações - alterações no estacionamento rotativo - propostas pelos vereadores e sugestões feitas pela população que necessitem de alterações na lei, Dias explica que elas terão a possibilidade de serem feitas após 30 dias, que é o prazo em que a prefeitura de SMOeste irá esperar para avaliar, com cautela, o funcionamento deste novo sistema.

Conforme ele, algumas melhorias no trânsito já foram feitas ainda na última semana e contaram com apoio da Polícia Militar, que apontou algumas falhas.

Jeferson Dias reforça o pedido de calma à população neste período de adaptação e afirma que a Administração Municipal, bem como os monitores de trânsito estão à disposição das pessoas para repassar informações, sanar todas as dúvidas e receber sugestões de melhorias.

INDICAÇÕES

A indicação proposta por Vagner Passos (PSD) e solicita que instalem bicicletários no Centro da cidade, onde foi implantado o estacionamento rotativo.

Já Vanirto Conrad (PDT) indicou à Administração Municipal que estude a viabilidade de alterar os valores de cobrança das motocicletas, "cobrando somente caso utilizarem as vagas destinadas a veículos". O vereador sugere também que seja concedida uma tolerância máxima de 15 minutos para estacionamento.

Nesta semana, os vereadores Maria Tereza Capra (PT) e Cássio da Silva (MDB) apresentaram mais uma indicação sugerindo que as motocicletas, motonetas e ciclomotores sejam isentos da cobrança do estacionamento rotativo.

Everaldo Di Berti (PSD), solicita a realização de um estudo técnico na Rua Marcílio Dias, esquina com a Avenida Getúlio Vargas, para que a via volte a ser mão dupla. Everaldo sugere que se não for possível essa mudança, que sejam implantadas medidas de segurança para evitar acidentes.

José Giovenardi (PR), solicita ao comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de São Miguel do Oeste e ao diretor do Demutran que informem como será a cobrança das multas de pessoas que estão trafegando na contramão em mãos únicas, pois estas vias ainda estão recebendo as pinturas devidas.

ENQUETES

Enquete no Facebook: Você é a favor do Estacionamento Rotativo em São Miguel do Oeste? Sim: 57% - Não: 43%

Enquete no Instagram: Você é a favor do Estacionamento Rotativo em São Miguel do Oeste? Sim: 61% - Não: 39%

*Resultados das enquetes foi coletado na tarde de sexta-feira, portanto os resultados podem sofrer alterações.

Sábado tem ações gratuitas na Praça Central Anterior

Sábado tem ações gratuitas na Praça Central

Eleições: pesquisa aponta intenção de votos Próximo

Eleições: pesquisa aponta intenção de votos

Deixe seu comentário