Projeto Nota Fiscal que Movimenta inicia na próxima semana em Guaraciaba |
Apae terá programação especial nesta semana

Para estimular a reflexão sobre a importância da participação das famílias no desenvolvimento, na inclusão e na garantia dos direitos das pessoas com deficiência, de 21 a 28 de agosto, será promovida a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A informação é da diretora da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Miguel do Oeste, Silvia De Pizzol Barroso.
Neste ano, o tema da semana é "Família e Pessoa com Deficiência, Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas", e em São Miguel do Oeste, a programação especial teve sua abertura já no sábado, dia 18, com o XVIII Jantar Italiano Beneficente que será realizado no Bairro São Gotardo.
Amanhã, dia 21, a atividade comemorativa será na Praça Walnir Bottaro Daniel. Das 9h às 11h, será promovida oficina de capoeira e duas apresentações da Apae. Na parte da tarde, das 14h às 16h, também haverá oficinas e apresentações. Além disso, haverá explanação e exposição sobre o Agosto Laranja e distribuição de panfletos informativos, em parceria com a Secretária de Saúde e prefeitura. Nesta data, também haverá com o apoio da Banda Os Forasteiros, a apresentação da dupla Igor e Junior.
De acordo com a diretora, na quarta-feira, dia 22, a programação da Semana Nacional em SMOeste contará com atividade realizada pelo Ciee no período vespertino. Enquanto que na quinta-feira, dia 23, haverá na Câmara de Vereadores de SMOeste uma Moção de Aplauso para o Agosto Laranja. Na oportunidade, será divulgada a Lei Municipal 7515/2018 que fala sobre a prevenção das deficiências.
Silvia ainda comenta que na tarde de sexta-feira, dia 24, os estudantes da Apae de SMOeste realizarão uma apresentação de dança na Apae de Guaraciaba. Já na terça-feira, dia 28, as atividades especiais serão no Rud's Pub, das 8h30 às 11h15, e das 13h30 às 16h30. Para encerrar a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em SMOeste, será realizada na quarta-feira, dia 29, visitação ao Grupo de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, a partir das 8h30 e a tarde às 13h30.
Durante esta semana, também será elaborada a Carta Reivindicatória da Semana Nacional das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla. O documento será elaborado pela coordenadora local da Autodefensoria, Adriana Mantovani, com os alunos autodefensores da Apae, Michel Dilly e Márcia Matei.
FOCO NA DEFESA E
GARANTIA DOS DIREITOS
Conforme o presidente da Fenapaes (Federação Nacional das Apaes), José Turozi, a Rede Apae, em todo o país, escreve uma história que já alcança todos os segmentos da sociedade, sendo capaz de sensibilizar e envolver famílias, pessoas com deficiência, a classe política, e setores importantes onde se implementam políticas públicas administradas pelos diversos poderes. Mas, ainda é preciso conquistar mais espaços representativos para disseminar ideias e consensuar propostas para efetivação dos direitos das pessoas com deficiência no contexto das políticas públicas.
Hoje, a Rede Apae conta com 2.178 unidades em todo o país, destas, 196 estão em Santa Catarina, destacando os serviços diretos nas áreas de educação, saúde, assistência social e trabalho, focadas na defesa, garantia de direitos e na inclusão social, um trabalho desenvolvido também com as famílias.

Deixe seu comentário