ALERTA PARA AS PREVENÇÕES

Apae de SMOeste celebra o Agosto Laranja

Apae de SMOeste celebra o Agosto Laranja

A maioria das deficiências ainda acontece devido a comportamentos inadequados, que foram cometidos antes, durante e depois da gravidez



Agosto é um mês especial, principalmente para a comunidade escolar da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), que celebra o Agosto Laranja, um mês dedicado a conscientização sobre a importância das prevenções das deficiências. De acordo com a psicóloga, coordenadora da equipe de Saúde e do Programa de Prevenção às Deficiências da Apae de São Miguel do Oeste, Juliana Camini Oliveira, a ideia com este movimento é buscar diminuir os índices de deficiência em função de comportamentos inadequados das pessoas. "Está comprovado que a maioria das deficiências ainda acontece devido a comportamentos inadequados, que foram cometidos antes, durante e depois da gravidez, e o nosso objetivo no mês de agosto é justamente chamar a atenção das pessoas para esta questão", afirma a psicóloga.

A ideia do Agosto Laranja surgiu no estado com o objetivo de fazer com que a população também se conscientize que o papel de prevenção das deficiências não é só da Apae, e sim de outros órgãos. Inclusive para fortalecer este debate, neste ano, foi criada em parceria com a Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, a Lei 75.15/2018. No documento consta que a partir deste ano, outros órgãos devem começar a fazer no mês de agosto, campanhas de prevenção a deficiência intelectual e múltipla, para que toda a comunidade seja parceira nesta luta e que desenvolvam suas próprias campanhas em prol da conscientização. Para divulgar a lei, a equipe da Apae destaca que haverão outdoors, camisetas, e a parceria com a CDL que envolverá o comércio para chamar a atenção sobre o Agosto Laranja. A Secretaria de Saúde também auxiliará nesta campanha, por meio da confecção de folders informativos.

Este é um mês especial para debater o assunto, mas na Apae, o Programa de Prevenção às Deficiências é permanente. Segundo a coordenadora Juliana, todos os meses são realizadas ações, palestras e campanhas para conscientizar a população. "Queremos que a comunidade se conscientize de que é possível prevenir às deficiências com cuidados básicos", reforça.


COMO PREVENIR?

Juliana ressalta que os cuidados devem começar desde o planejamento de uma gravidez, com a realização de exames para saber se os pais estão saudáveis, além disso, é preciso ter um cuidado com a ingestão do álcool. Hoje, a cada mil bebês que nascem, três são diagnosticados com a síndrome alcoólica fetal, justamente porque tem aumentado a ingestão do álcool tanto pela mulher como pelo homem. "Os geneticistas alertam que o organismo carrega tudo o que se consome. Então é preciso que aconteça esse cuidado e preparação antes de ter um filho. É preciso que sejam feitas as vacinas necessárias, e que se adote medidas simples de prevenção como não ingerir álcool e droga, não ingerir medicamento sem prescrição médica, ter cuidado com a exposição ao raio x, e prevenir uma gravidez indesejada", alerta a profissional.

Outro caso que inspira cuidados é o casamento entre primos, onde deve-se consultar um médico antes para saber se não existe incompatibilidade. Outra situação se refere a idade materna e paterna como fator de risco de má-formação ou síndromes. Mulheres acima de 37 anos e homens acima de 45 anos tem maior probabilidade de ter uma criança com alguma deficiência. O mesmo risco acontece para meninas que se tornam mães precocemente. Ainda há vários outros fatores como diabetes e pressão alta que inspiram cuidados, podem colocar em risco a vida da criança ou levar as deficiências.

"Os cuidados também devem ser levados a sério no momento do parto e depois, nos cuidados com o bebê, na realização dos testes neonatais, e atenção na primeira infância. Além disso, acidentes domésticos também inspiram cuidados", alerta. De maneira geral, cerca de 70% das causas de deficiências são provocadas por comportamentos inadequados, e o objetivo da Apae e do Programa de Prevenção é diminuir esse índice. Que as deficiências aconteçam muito mais por acaso, do que por comportamentos de risco.

CUIDADO O ANO TODO

Na Apae, a prevenção está em pauta o ano todo, e quem quiser contatar a equipe para um debate sobre o assunto, os profissionais estão a disposição. Hoje o Programa de Prevenção às Deficiências das Apae é referência nacional, e o assunto deve continuar em debate mesmo após o mês de agosto.

Conforme Juliana, a Apae não é voltada apenas para deficiência já instalada, é para crianças que precisam de estímulos, e que estão com algum atraso. "Isso também é prevenção. Prevenção é quando a gente evita que uma deficiência se instale, ou um atraso se torne algo mais grave", enfatiza.



ATIVIDADE ESPECIAL

Durante o Agosto Laranja será realizada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Multíplia. A programação terá início no próximo sábado, dia 18, com o XVIII Jantar Italiano Beneficente no Bairro São Gotardo. Interessados em colaborar com a Apae podem adquirir ingressos na secretaria da escola.

Coloração diferente é identificada em rio Anterior

Coloração diferente é identificada em rio

BBM em Chapecó sedia evento Latino Americano Próximo

BBM em Chapecó sedia evento Latino Americano

Deixe seu comentário