Hospital Regional Terezinha Gaio Basso inicia operação de cinco novos leitos de UTI |
Alesc celebra 78 anos da Fecomércio-SC e 80 anos do Sesc e do Senac
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, na noite desta segunda-feira, dia 10, no Plenário Deputado Osni Régis, no Palácio Barriga Verde, na Capital, uma sessão especial em comemoração aos 78 anos da Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina) e aos 80 anos do Sesc (Serviço Social do Comércio) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
A solenidade destacou a trajetória das instituições e a contribuição do Sistema Comércio para o desenvolvimento de Santa Catarina, especialmente nas áreas de educação profissional, cultura, saúde, lazer, qualificação de trabalhadores e fortalecimento do setor terciário. Fundada em 10 de agosto de 1948, a Fecomércio-SC atua na representação dos interesses do setor terciário em todo o Estado.
Ao todo, 25 homenagens foram concedidas durante a sessão. A lista reúne dirigentes nacionais e estaduais, empresários, conselheiros, um funcionário da Fecomércio-SC e instituições parceiras do Sistema Comércio.
Fecomércio-SC destaca investimentos e atuação no Estado
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Santa Catarina, Hélio Dagnoni, destacou o papel da entidade na defesa e no fortalecimento dos setores de comércio de bens, serviços e turismo, responsáveis por cerca de dois terços do PIB catarinense.
Ao abordar os 78 anos da Fecomércio-SC e os 80 anos do Sesc e do Senac, Dagnoni ressaltou a atuação das instituições nas áreas de educação, cultura, saúde, lazer e qualificação profissional.
O presidente também enfatizou os investimentos do Sistema Comércio em regiões com menores índices de desenvolvimento humano, como estratégia para ampliar oportunidades e contribuir para a redução das desigualdades.
“Entre os desafios para os próximos anos, cito mais de R$ 1 bilhão em obras e investimentos, incluindo novos equipamentos turísticos, hotéis e centros de eventos”, afirmou.
Segundo Dagnoni, a estratégia busca fortalecer o turismo durante todo o ano e ampliar a circulação de cultura, oportunidades e desenvolvimento econômico em diferentes regiões de Santa Catarina.
Empresariado defende união do setor
O empresário Luciano Hang, também homenageado durante a solenidade, destacou a força do comércio e da indústria catarinense e defendeu a união do setor empresarial para enfrentar pautas que impactam a economia.
Ao comentar a homenagem à Fecomércio-SC, Hang ressaltou a importância da entidade na representação dos empresários e na defesa de interesses que, segundo ele, dificilmente poderiam ser conduzidos individualmente.
O empresário também criticou a chamada “taxa das blusinhas” e afirmou que a diferença de tributação entre produtos nacionais e importados prejudica a indústria e o varejo brasileiros. Segundo Hang, a Fecomércio tem atuado em defesa de uma tributação mais equilibrada e da competitividade das empresas nacionais.
Presidente da CNC destaca trajetória do Sistema Comércio
Presidente da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), José Roberto Tadros participou da solenidade em Santa Catarina e também foi homenageado. Tadros lembrou a trajetória do Sistema Comércio, cuja estrutura teve origem na década de 1940, durante o governo de Getúlio Vargas, com o objetivo de contribuir para a capacitação da mão de obra e para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
Segundo ele, o modelo reúne a formação profissional promovida pelo Senac e as ações desenvolvidas pelo Sesc nas áreas de saúde, cultura, esporte, lazer, alimentação e turismo social.
Tadros ressaltou ainda que o Sistema Comércio é mantido com recursos das empresas e conta com mecanismos de fiscalização e controle para garantir a aplicação adequada dos recursos.
Ao falar sobre Santa Catarina, elogiou os indicadores socioeconômicos do Estado e afirmou que a experiência catarinense, marcada por bons níveis de renda e qualidade de vida, pode servir de referência para outras regiões do país. “Estamos muito felizes com essa honraria”, afirmou.
Homenageados
Dirigentes, empresários e representantes do Sistema Comércio
- José Roberto Tadros – Presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
- Hélio Dagnoni – Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Santa Catarina.
- Leandro Domingos Teixeira Pinto – Vice-presidente financeiro da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
- Simone de Souza Guimarães – Diretora-geral executiva da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
- José Carlos Cirilo da Silva – Diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc.
- Marcus Vinicius Machado Fernandes – Diretor-geral do Departamento Nacional do Senac.
- Charles Edgar Moritz (in memoriam) – Primeiro presidente da Fecomércio de Santa Catarina e presidente da Confederação Nacional do Comércio de 1959 a 1964.
- Célio Spagnoli – Diretor titular mais antigo da Fecomércio de Santa Catarina de forma consecutiva.
- Fabiano Battisti Archer – Diretor regional do Senac de Santa Catarina.
- Simone Karla Batista – Diretora regional do Sesc de Santa Catarina.
- Alexandre Murad – Empresário catarinense e contribuinte do Sistema Fecomércio no setor de turismo.
- Luciano Hang – Empresário catarinense e contribuinte do Sistema Fecomércio no setor de comércio.
- Moacir Antonio Marafon – Empresário catarinense e contribuinte do Sistema Fecomércio no setor de serviços.
- Antônio Walmir Nola – Conselheiro mais antigo do Senac de Santa Catarina.
- Ivo Castanheira – Conselheiro mais antigo indicado pelas federações laborais no Sesc de Santa Catarina.
- Romildo Marcos Letzner – Conselheiro mais antigo do Sesc de Santa Catarina.
- Rafael de Souza Arruda – Assessor jurídico da Fecomércio de Santa Catarina e funcionário ativo mais antigo da instituição.
Instituições parceiras
A sessão especial também reconheceu oito instituições parceiras do Sistema Comércio:
- Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
- Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).
- Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).
- Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese).
- Associação Catarinense de Supermercados (Acats).
- Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses de Supermercados (Adac).
- Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (Abih-SC).
- Sindicato dos Representantes Comerciais da Grande Florianópolis (Sirecom).
A sessão especial encerrou com o reconhecimento da Assembleia Legislativa à trajetória da Fecomércio-SC, do Sesc e do Senac e à contribuição das instituições, dirigentes, empresários, conselheiros e demais personalidades homenageadas para o desenvolvimento e o fortalecimento do setor produtivo catarinense.
Agência AL
Mais sobre:






Deixe seu comentário