VACINAÇÃO

Alerta: Proteja-se contra o sarampo

Alerta: Proteja-se contra o sarampo
Foto Folha do Oeste

As ocorrências de casos de sarampo no Brasil têm preocupado, e por esta razão as equipes de Saúde alertam a população para colocar em dia a sua caderneta de vacinação, principalmente com relação a vacina contra o sarampo. Em Santa Catarina ainda não foram registrados casos, porém no estado vizinho do Rio Grande do Sul já, por isso, o pedido é de atenção da comunidade para que busque a imunização o mais breve possível. O alerta é da coordenadora do setor de imunização de São Miguel do Oeste, Débora Casagrande. Segundo a profissional, a tríplice viral que contempla o sarampo faz parte da rotina, e todas as pessoas com até 49 anos tem que ser imunizadas com essa vacina.

Conforme a enfermeira, a vacina contra o sarampo deve ser feita com um ano de idade, a segunda dose deve acontecer com um ano e três meses, e dos 29 anos aos 49 anos deve ser feita mais uma dose. "Quem já fez a vacina quando era criança, deve receber a vacinação novamente depois dos 29 anos. Quem ainda não recebeu essa imunização deve procurar a Sala de Vacinas e quem está em dúvida também deve procurar a equipe de saúde, apresentar a sua caderneta e verificar se ainda é preciso receber esta vacina", reforça.

Débora destaca que em SMOeste, a Sala de Vacinas localizada nas proximidades da Praça Belarmino Annoni, atende a população das 7h às 18h50, sem fechar ao meio dia, e aos sábados, das 8h às 12h.

"É importante que todas as pessoas recebam esta imunização para não desenvolver a doença. O sarampo é altamente infeccioso e contagioso e é transmitido mesmo antes da pessoa sentir os sintomas. É uma doença grave e se não for tratada a tempo, ela pode levar a óbito. Então, a vacina é fundamental, pois é a única forma de garantir a imunidade", explica a profissional.

Ao procurar a equipe de Saúde é importante apresentar a caderneta de vacinas, o cartão SUS e a documentação pessoal.


Inicia a recolha de animais mortos Anterior

Inicia a recolha de animais mortos

SC quer exportar carne suína para o México Próximo

SC quer exportar carne suína para o México

Deixe seu comentário