Extremo Oeste define prioridades regionais durante plenária da Facisc com participação da Acismo |
Ação resulta na recolha de três toneladas de lixo em Descanso
Uma população disposta a colaborar com o meio ambiente. Assim a comunidade descansense é avaliada após ação de recolha de materiais recicláveis desenvolvida na manhã do último sábado, dia 19. Promovido pelas acadêmicas de Administração da Unoesc campus de São Miguel do Oeste, Cristina Gotardo, Deise Fransozi e Jéssica Casagrande, o programa Consciência Ambiental procurou envolver a população residente na área urbana. Conforme as organizadoras, o objetivo da ação é contribuir no correto destino do lixo gerado em Descanso, mobilizar a comunidade, particularmente os comércios e residências da cidade, fazendo a coleta seletiva e reciclagem do lixo.
No sábado, o trajeto de recolha, com um caminhão cedido pela prefeitura, iniciou na área industrial do município, percorrendo as avenidas e principais ruas da cidade, com duração de aproximadamente duas horas. A ação contou com o auxílio do coletor descansense Euzébio Motta, que posteriormente recebeu todo o material recolhido para futura separação e venda. De acordo com as acadêmicas, na maior parte do tempo, a atenção da população esteve voltada para os mascotes utilizados durante a passeata. Batizados com o nome de Reciclito, Natureta e Planetito, eles acompanharam todo o trajeto, visitando os comércios, conversando com as pessoas, além de auxiliar na coleta dos materiais. A passeata foi marcada pela presença de várias crianças, que fizeram questão de serem fotografados com os mascotes e trazerem também seu material para ser doado.
Para as organizadoras, foram superadas todas as expectativas do evento, com significativa participação da população e grande quantidade de material recolhido. Segundo Motta, foram recolhidos cerca de 1,5 mil kg de material, sendo que prevaleceu a presença de papelão, papéis e metais. Devido à grande participação da população, foi necessário agendar a segunda recolha de materiais para esta semana. Conforme o coletor, o restante do material que foi recolhido será entregue a ele nesta semana, o equivalente a mais de 1,5 mil kg. No total, a recolha atingiu três toneladas de materiais, todas doadas ao descansense. De acordo com ele, para recolher esta quantidade seriam necessários cerca de 25 dias de trabalho. As acadêmicas enfatizam que o programa, além de objetivar a preservação ambiental, alívio do aterros sanitários, visa contribuir na geração de renda dos coletores de materiais deste município.
Cerca de 1,5 mil kg de material foram entregues ao coletor descansense ainda no sábado
Mais sobre:






Deixe seu comentário