SEGURANÇA

'População é a extensão dos nossos olhos', diz PM

'População é a extensão dos nossos olhos', diz PM

Viver em uma cidade tranquila e segura é o sonho da maioria da população. São Miguel do Oeste, com aproximadamente 40 mil habitantes, é a típica cidade do interior: calma. Todo mundo se conhece e a comunidade é acostumada sair à noite, caminhar, tomar chimarrão e levar os filhos na Praça Central.

Com o crescimento populacional e econômico da cidade, criminosos têm procurado se instalar e praticar delitos em cidades menores. Nos últimos meses, São Miguel do Oeste e região têm registrado alguns furtos.

O subcomandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente Junior Tatsch, comenta sobre o balanço e número de furtos ocorridos na região e também como a população pode auxiliar a combater esse tipo de delito.

De acordo com ele, em São Miguel do Oeste, houve um aumento de 12%, se comparado com o mesmo período do ano passado. "A ocorrência de furtos tem sido registrados em bairros e também no centro. Cerca de 33% dos casos ocorre no centro da cidade, por ser o centro financeiro e onde a área comercial é maior", enfatiza o tenente.

A Polícia Militar utiliza também sistemas de tecnologia para que os dados sejam armazenados e possam ser utilizados de maneira mais eficaz pela corporação.

"O sistema me dá todos os dados, onde é o maior índice de furtos, quais os dias da semana, faixa etária dos envolvidos e, a partir disso, posso concentrar o policiamento em áreas de maior risco. Por isso, a participação da comunidade é primordial. Não temos efetivo para cobrir toda a extensão da cidade e a população acaba sendo a extensão dos nossos olhos", comenta o tenente Tatsch.

O profissional ainda destaca alguns cuidados que a comunidade precisa adotar para que, em conjunto com a corporação, a criminalidade diminua.

De acordo com ele, a pessoa que tem a intenção de praticar alguma infração age de acordo com alguns fatores. "O suspeito estuda o local, analisa fatores como facilidade de acesso, se há vigilância, estuda a possibilidade de fuga e se o crime irá compensar. Entre o risco que ele corre, a dificuldade em se obter o bem, e o risco de ser pego for reduzido, ele irá cometer a infração", destaca.

O policial ainda salienta que sobre a presença de pessoas que não costumam frequentar o local, veículos com placas de outras cidades, presença de pessoas que dizem prestar serviços que não foram solicitados, ligações que buscam informações pessoais, merecem cuidados.

"Às vezes, a vulnerabilidade é criada pela própria vítima. Não é uma tentativa de a Polícia tentar justificar o índice de criminalidade, mas é um fato que a gente constata", observa.

A Polícia Militar alerta para quem tiver carros ou motocicletas que ficam em locais abertos que atentem para os cuidados necessários para impedir ou dificultar o furto. No caso de motocicletas, é imprescindível chavear o volante. Em caso de suspeita, pessoas estranhas ou veículos de outros municípios, o melhor é entrar em contato com a PM para realização de uma averiguação.

Segundo a Polícia Militar, até o dia 23 de abril de 2018, ocorreram 74 furtos em São Miguel do Oeste e 375 furtos na região de abrangência do Batalhão (que compreende 35 municípios). Entre os municípios que mais ocorre furtos, na região, está São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira e Maravilha.

REDE DE VIZINHOS

O programa é uma estratégia de policiamento pautada na filosofia de polícia comunitária, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar reúne vizinhos de uma determinada localidade.

A intenção do programa é que os vizinhos atuem em cooperação, se associem para fomentar parcerias, fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro. Ainda pretende melhorar a relação entre a polícia e a comunidade, além de aumentar a vigilância.


Prefeito apresenta Projeto Piloto 'Recolhe' Anterior

Prefeito apresenta Projeto Piloto 'Recolhe'

Município de Guaraciaba terá Casamento Coletivo Próximo

Município de Guaraciaba terá Casamento Coletivo

Deixe seu comentário