?Caminhada do Coração? reúne 200 pessoas
A “Caminhada do Coração”, atividade realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Guaraciaba na tarde de quarta-feira, dia 27, reuniu pessoas de todas as idades. Mesmo tendo como público-alvo os hipertensos e diabéticos, o evento foi aberto à participação de toda a comunidade, compareceram cerca de 200 pessoas. A atividade teve início na Praça Municipal Giuseppe Palú, onde os participantes fizeram alongamentos antes de iniciar a caminhada em um trecho da cidade, orientados por uma profissional de educação física e por enfermeiras.
Ao término da caminhada, os participantes foram recepcionados no auditório do Centro Municipal de Múltiplo Uso para acompanhar uma palestra com a nutricionista Indiara Alnoch. Entre os pontos abordados, ela destacou a necessidade de uma alimentação saudável e, principalmente, o cuidado com o excesso de sal nos alimentos. Uma alimentação saudável previne o aparecimento de diversas doenças como diabetes, colesterol alto, problemas cardíacos, entre outros. A nutricionista ressaltou que o ideal é preparar os alimentos com menos quantidade de gordura possível, procurando fazê-los grelhados e cozidos, mas no caso de legumes e vegetais o indicado é consumi-los crus ou pouco cozidos para não perder as vitaminas e nutrientes que contém. Aliada à alimentação correta e adequada, a nutricionista observou que a atividade física é fundamental e sugeriu que todos tenham o hábito de caminhar e se exercitar.
A enfermeira Luciana Bianchi ressalta que o objetivo da “Caminhada do Coração” foi o de despertar nas pessoas a importância de se ter hábitos saudáveis, como atividades físicas e alimentação adequada. Ela salientou que a maior parte dos problemas cardíacos é provocado por falta de cuidado com o corpo e maus hábitos alimentares. Porém, segundo ela, a pessoa que se cuida não faz bem somente ao coração, mas também promove o bom funcionamento dos pulmões, rins, e o combate doenças como câncer, diabetes, colesterol, pressão alta etc.
Mais sobre:









Deixe seu comentário